Escreva para pesquisar

Com foco em inovação, Nestlé lança projeto Gôndolas Saudáveis

Com base em um trabalho de análise de portfólio e em dados de uma pesquisa sobre hábitos e atitudes do consumidor em relação ao universo de produtos saudáveis, a Nestlé criou o projeto Gôndolas Saudáveis.

O projeto prevê uma nova organização e distribuição dos produtos nos pontos de venda, a partir de pilares como Complementos e Suplementos, 100% Integrais, Naturais e Orgânicos, Base Vegetal e Zero (que engloba zero adição de açúcares, lactose e glúten), de acordo com o perfil de cada loja.

“A ideia de criar espaços organizados para os produtos considerados saudáveis surgiu após muitos de nossos parceiros nos questionarem sobre como criar esse espaço nas lojas, exatamente pelo fato de identificarem que o shopper tem dificuldade de identificar e encontrar esses itens nos pontos-de-venda”, conta a gerente nacional de gerenciamento de categoria da Nestlé, Barbara Ribeiro.

“Quando organizamos o espaço e levamos em consideração o mix que cada loja oferece e o espaço físico, damos a oportunidade de combinar portfólio diversificado com experiência de compra e, assim, orientar o consumidor no processo de escolha”, explica Bárbara.

De acordo com a executiva, um piloto já está em execução na rede Pague Menos, em Nova Odessa, na região de Campinas, e deve se expandir para outras praças ao longo de 2020.

Critérios de compra de produtos saudáveis

De acordo com a Nestlé, o projeto Gôndolas Saudáveis nasceu de uma pesquisa realizada pela companhia, em conjunto com a MindMiners, sobre a percepção dos consumidores sobre produtos mais saudáveis. O levantamento considerou uma amostra de 300 pessoas das regiões Nordeste, Sudeste e Sul.

Entre os principais achados da pesquisa está a percepção do consumidor sobre o que são produtos com características mais saudáveis. Os mais citados foram itens naturais, orgânicos e sem aditivos, além de produtos com menos açúcar, sódio ou gordura e os 100% integrais. Também estão na lista ingredientes positivos (vitaminas, minerais, frutas, castanhas e sementes) e produtos de origem vegetal. No ranking por produto, os itens considerados mais saudáveis são: aveia, granola, orgânicos, farinhas, grãos e sementes.

O estudo também levantou os critérios de compra do consumidor quando se fala em produtos mais saudáveis. Para 71% dos entrevistados, propagandas na Internet chamam a atenção para os produtos, além da compra em feiras de rua (96%) ou hortifrutis (74%).

Outro dado interessante mostra que 60% dos entrevistados pesquisam produtos e preços em aplicativos antes de ir à loja e 79% gostam de interagir com suas marcas preferidas pelas redes sociais.

Nestlé Brasil aposta na inovação

A Nestlé iniciou uma jornada global de renovação e inovação de portfólio, que se intensificou na última década, para atender a novos perfis e oferecer soluções que levem saúde, nutrição e bem-estar ao consumidor.

No Brasil, nos últimos cinco anos, investiu mais de R$ 400 milhões em pesquisas e lançamentos de produtos mais saudáveis, além da renovação de itens que já fazem parte do mix da companhia. Segundo a companhia, desde 2014, foram reduzidas mais de 14 mil toneladas de açúcares, mais de 5 mil toneladas de gorduras saturadas e mais de 300 toneladas de sódio.

Além disso, a Nestlé vem investindo em produtos plant-based globalmente. No Brasil, entre 2017 e 2019, foram mais de R$ 15 milhões em portfólio à base vegetal, entre amêndoa, aveia, ervilha e arroz.

Fotos: Getty Images

Tags

Send this to a friend