Escreva para pesquisar

Com pandemia, 7 em 10 CFOs planejam reduzir custos

Sete em dez diretores financeiros globais planejam reduzir despesas nos próximos meses em razão da crise gerada pela Covid-19, segundo pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG) com 161 Chief Financial Officers (CFOs) de diversos segmentos de empresas na Europa, Estados Unidos e Ásia,  p

O estudo “The Covid-19 CFO Pulse Check”, que colher percepções sobre como a pandemia irá afetar os negócios, mostra as preocupações dos executivos financeiros: 87% esperam quedas nas vendas, sendo que para 44% a retração deverá ser superior a 20%. O levantamento mostra também que a maioria (68%) vê nos choques de demanda o maior desafio trazido pela pandemia.

De forma geral, o estudo aponta que os CFOs tomaram as medidas corretas para estabilizar seus negócios e responder à crise. Segundo o BCG, 52% desenvolveram ações para otimizar o capital de giro, concentrando esforços na melhoria de processos, em novas formas de trabalho e na digitalização.

Além disso, para minimizar os impactos causados pela pandemia, 81% dos CFOs implementaram uma força-tarefa para responder, no curto prazo, aos desafios gerados pela crise.

O estudo apresenta também os setores com melhor desempenho e os mais impactados pela crise. Os setores de alimentos, bebidas e tecnologia foram beneficiados com as mudanças de comportamento, ao passo que para varejo, transportes e automotivo as perspectivas são mais desafiadoras. Mas a despeito das adversidades, 85% dos CFOs veem oportunidades. Os setores de saúde, serviços financeiros e seguros são os mais otimistas.

Foto: Getty Images

Tags

Send this to a friend