Escreva para pesquisar

Como as PMEs podem vender mais usando os stories?

Uma das 14 tendências apontadas no Web Summit 2020, maior conferência de tecnologia e transformação digital do mundo, revelou que os conteúdos efêmeros ganham força, especialmente os stories sem grandes produções, de acordo com os insights do evento publicados no o e-book da Oasislab.

Sessenta e dois por cento das pessoas informam ter ampliado o interesse por algum produto após tê-lo visto num story, segundo a publicação.

Mas o que são os stories e como as pequenas e médias empresas (PMEs) podem ser beneficiar deste recurso para gerar valor, envolver mais o seu público e vender mais?

Ariadne Mecate do Sebrae-SP

Ariadne Mecate do Sebrae-SP. Crédito: divulgação

Em entrevista ao Portal de Notícias da GS1 Brasil, a consultora de marketing, marketing digital e vendas para micro e pequenas empresas do Sebrae-SP, explica que stories ou histórias, em português, são aquelas bolinhas que aparecem lá no topo da página do Instagram e Facebook logo quando entramos nestas mídias.

“Elas são basicamente fotos e vídeos que desaparecem em até 24 horas. Estes conteúdos servem  para você contar histórias do dia a dia da sua empresa, mostrar os bastidores e o que acontece por trás de cada post que sua empresa faz. Sabe aquilo que seu cliente não sabe que acontece na sua empresa, mas pode ser muito interessante? Use os stories para contar!”.

As empresas já identificaram o grande poder que esse espaço apresenta e todas as possibilidades para atrair novos clientes.

Kelly Carvalho, da Fecomércio. Crédito: ag. TUTU.

Para assessora econômica da FecomercioSP, Kelly Carvalho, os stories ganharam ainda mais destaque e passaram de entretenimento da vida pessoal para uma verdadeira vitrine de negócios e vendas, aproximando cada vez mais a empresa do cliente. O Instagram é uma rede social muito ligada à “pessoalidade” e as pessoas se comunicam muito mais quando se tem a humanização da marca, do produto ou da solução, alavancando as vendas.

Alessandro Basile, da AGMT. Crédito: divulgação

Para o sócio diretor da AGMKT, agência especializada em marketing e comunicação para pequenas e médias empresas, Alessandro Basile, os stories são uma tendência, pois têm diversas vantagens como a interação rápida e imediata.

“As pessoas estão em busca de um conteúdo de qualidade e consumo rápido e o stories cumprem esta função. As marcas que  utilizam stories para divulgar seus produtos, serviços e o seu dia a dia conseguem ter mais engajamento, contato com o seu público e, consequentemente, mais vendas”.

No entanto, ele alerta que é necessário atenção para melhores resultados, pois o conteúdo deve ser sempre planejado e adequado ao público-alvo que a empresa deseja atingir.

Dicas para PMEs utilizarem os stories

Saber como funcionam os stories permite que empresas extraiam melhores resultados dessa plataforma, com uma comunicação mais eficiente e focada no engajamento.

Desta forma, os especialistas entrevistados ensinam você como utilizar melhor as funções dentro da ferramenta para gerar e envolver mais o seu público. Veja:

1. Tenha um perfil comercial

Este tipo de perfil conta com alguns recursos que o empreendedor não encontra nos perfis pessoais, tais como: quantas pessoas visualizaram a publicação, quem interagiu, quem compartilhou o post, fazer anúncios, entre outros.

Para contas com mais de 10 mil seguidores, é possível ter ainda a função “veja mais”, que direciona o usuário para outra página com mais detalhes sobre o produto.

Os números ajudam a descobrir quem são as pessoas mais interessadas nos seus produtos e qual tipo de conteúdo elas mais gostam.

2. Defina seu público-alvo

Antes de começar a pensar no planejamento do conteúdos dos stories, saiba claramente qual é o público consumidor do seu produto e serviço para divulgação do conteúdo mais adequado.

3. Planeje

Defina possíveis temas de stories para facilitar a captura de cenas para a postagem que ajudam a sua organização e planejamento.

Alguns exemplos interessantes são stories de feedbacks e cenas curiosas de clientes, além de  momentos importantes do dia da empresa.

4. Envolva o time

Compartilhe com a sua equipe os temas que podem servir como stories e crie um grupo de WhatsApp ou, por exemplo, uma pasta para que cada um possa colocar lá imagens de cenas reais, capazes de servir como material para as postagens.

5. Interaja com o público

A ferramenta é boa para engajar o público, pois permite uma interação mais dinâmica, com enquetes, perguntas, reações e contagem regressiva.

Esse tipo de interação permite maior proximidade com os consumidores, identificando demandas e esclarecendo dúvidas.

6. Grave vídeos curtos

Além disso, a gravação de vídeos curtos e simples sobre os produtos, como por exemplo, o lançamento de uma nova receita, pode atrair mais seguidores para a página, permitindo uma interação maior.

7. Tenha regularidade

Crie o hábito de postar diariamente ou, pelo menos, a cada dois dias.

Ter sucesso em uma rede social requer constância nas publicações e agilidade para responder os usuários.

Além disso, é importante testar horários diferentes de publicação e notar se isso influencia a quantidade de pessoas que visualizaram os posts da empresa.

8. Coragem

Faça e não tenha medo! Teste e experimente. A dica é aprender e melhorar na prática.

Foto: iStock

Leia também

Web Summit 2020: confira 14 tendências extraídas do evento 

 

Tags

Send this to a friend