Escreva para pesquisar

Sazonalidade: 4 dicas para manter e engajar consumidores

Na sazonalidade, as datas especiais para as vendas como Dia dos Pais, Black Friday, Natal, entre outras, impulsionam as compras por um curto período.

Por isso, é importante se antecipar e utilizar essas ocasiões como uma grande oportunidade de aquisição de novos clientes e novas vendas, preparando estratégias de retenção e engajamento visando manter esses consumidores ativos e próximos à marca.

Diante deste desafio, a Diretora de Vendas da MoEngage Brasil/Latam, Bruna Tormin Leite, desenvolveu um artigo mostrando alguns pontos importantes nesta jornada. Acompanhe!

1. Base de dados

É interessante observar que o próprio consumidor cede informações de comportamentos e hábitos de consumo em troca de benefícios, assim é possível cruzar os dados já existentes e entender o perfil desse comprador e suas preferências.

Com isso, a comunicação e as experiências durante a jornada de compra são personalizadas e o impacto é maior.

2. Criar estratégias de atração na sazonalidade

sazonalidade push

Estratégia simples e direta, voltada para consumidores em busca de oportunidades como: acumular pontos, descontos, entre outras vantagens como o famoso cash back. Para ganhar a lealdade deste grupo, é necessário promover estratégias orientadas pela urgência, tais como:

  • Vendas na sazonalidade por tempo limitado;
  • Notificações de desconto via push;
  • Cupons de descontos ou de referência, entre outras iniciativas.

3. Senso de comunidade

A Geração Z e a Geração Millennial fazem parte da chamada “economia da identidade”. A compra fortalece sua identidade e personalidade perante os demais, e o impulso de compra deve responder à pergunta “O que sua marca me ajuda a ser?”.

Por exemplo, alguns consumidores optam por produtos Chanel para se sentirem parte de um seleto grupo de elite.

Para gerar fidelização desses consumidores, a comunicação da sua marca deve comunicar seus valores. E mais ainda: exaltar os valores reconhecidos por cada grupo que compra seus artigos.

Essa geração é orientada por recomendações de terceiros, reputação da marca e fatores que o façam se sentir pertencentes e até mesmo beneficiados. Deste modo, criar estratégias como as listadas a seguir, são algumas possibilidades:

  • Incentivo à produção de conteúdo, reviews, comentários positivos dos próprios consumidores;
  • Programa de pontos, gamificação;
  • Comunicação alinhada com a linguagem dessa geração.

4. Personalizar o relacionamento

A experiência de compra e o modelo de negócios são fundamentais para manter os compradores engajados com a marca na sazonalidade, fortalecendo a frequência de compra e o relacionamento.

Assim como os consumidores podem se interessar facilmente por seus produtos, eles também podem esquecer sua marca rapidamente caso não haja um programa de fidelidade que o mantenha próximo.

Sendo assim, oferecer conveniência e se antecipar ao oferecer produtos pode ser um “plus” para reter esse consumidor. Neste caso, as sugestões são:

  • Criar um fluxo de comunicação personalizado para oferecer recomendações de produtos adequadas àquele consumidor;
  • Enviar atualizações de reabastecimento de estoque;
  • Oferecer opções de assinatura para um serviço de entrega premium, entre outros.

Foto: iStock

Leia também

Varejo de moda comemora o frio prolongado e aumenta vendas

Tags