Escreva para pesquisar

Como práticas simples podem aumentar as vendas?

Para os varejistas que desejam aumentar as vendas, uma dica importante é estarem sempre atentos às mudanças de comportamento dos consumidores, principalmente relacionadas ao e-commerce, que nos últimos tempos tem se tornado uma tendência de negócio muito relevante para a economia do país.

Para se ter uma ideia, até o fim do ano, o segmento deve faturar cerca de R$ 205,11 bilhões, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Para Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce, as lojas precisam observar atentamente os hábitos de consumo de seus clientes no ambiente digital.

“Além de oferecer um produto de excelência, é claro, os lojistas devem avaliar o que mais impacta seus consumidores online e utilizar essas informações estrategicamente. Para aumentar as vendas em datas comemorativas algumas práticas aplicadas às lojas virtuais podem servir”, explica o executivo.

Hawan separou algumas dicas simples que podem ajudar na hora das vendas. Confira:

Experiência do cliente para ampliar vendas

cliente satisfação vendas

Tudo que envolve a jornada de compra, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda, deve ser considerado como um ponto de melhoria constante.

Cumprir o prazo de entrega, entregar embalagens apresentáveis, apresentar uma loja virtual intuitiva, promover check-out sem atritos e disponibilizar tecnologias de logística reversa são fatores capazes de conquistar e fidelizar a clientela.

“A experiência de compra faz toda a diferença. No e-commerce, pode aumentar e muito as chances de o cliente voltar a comprar na mesma empresa no futuro”, explica Hawan.

Plataformas digitais

vendas internet crescimento

A presença de uma loja online nas mídias sociais é inevitável e faz parte do planejamento para atingir o público-alvo desejado.

No entanto, é preciso utilizar as plataformas digitais de maneira estratégica, entregando conteúdos da empresa para a audiência certa, priorizando a interatividade e linguagem correta conforme o cliente que se deseja conquistar.

A longo prazo, o uso da Inteligência Artificial com o tráfego pago também pode contribuir para otimizar o alcance e a análise dos usuários.

“Estar atento às tendências nas plataformas digitais é muito pertinente para o comércio eletrônico, fomentando o bom posicionamento da marca na internet. Por isso, investir na produção de conteúdo, identidade visual e mídia paga é um passo sagaz”, comenta Hawan.

Promoções

promoções nas vendas no varejo

Um velho hábito conhecido pelo varejo para atrair os clientes é a oferta de promoções, brindes e cupons de desconto.

Apesar de comum, é possível investir na proposta de maneira criativa e inovadora, como promoções para famílias e combos de presente.

“Esse é o momento ideal para trabalhar na base de clientes da empresa. Por exemplo, uma campanha de recompra através de e-mail marketing pode atrair a clientela para o negócio, sem custos de anúncios”, pontua Hawan.

Kits personalizados incrementam as vendas

vendas estoque

A ideia de presentear alguém com algo único também pode atrair novos clientes em busca de personalização.

Por isso, montar kits de acordo com o perfil do consumidor é uma opção viável para pequenas e médias empresas, pois estreita o relacionamento entre marca e cliente.

“A personalização agrega valor ao produto, aumenta o ticket médio das vendas e ainda melhora a satisfação do cliente, que irá receber um produto que tenha match perfeito com sua personalidade”, conclui Hawan.

Foto: iStock

Leia também

IA pode ajudar a personalizar as vendas no marketplace

 

Tags