Escreva para pesquisar

Em um mercado cada vez mais competitivo, a Compex se destaca por sua trajetória de 24 anos impulsionando o varejo com tecnologia e inovação.

A empresa, que nasceu em 1999 com apenas três colaboradores e foco em leitores de código de barras, cresceu e expandiu sua atuação, oferecendo soluções em automação comercial que revolucionam o setor.

“A Compex e a GS1 Brasil possuem uma parceria sólida e duradoura, sendo fundamental para o desenvolvimento do segmento de automação. Um exemplo dessa colaboração é a força-tarefa na disseminação de informações sobre o código de barras 2D. A Compex acredita e apoia este projeto iniciado pela GS1, que vem movimentando toda a cadeia de abastecimento do país”, Suelen da Compex. Crédito: divulgação

Atualmente, a Compex conta com uma vasta gama de produtos e serviços, como coletores de dados, impressoras e soluções vestíveis, além de desenvolver softwares que facilitam a rotina de inventário e precificação de gôndola dos varejistas.

E muito desse intenso trabalho da empresa tem sido demonstrado nos eventos, inclusive no Brasil em Código 2023, que já tem data marcada para o dia 10 de agosto. Será uma oportunidade única para apresentar suas inovações e compartilhar experiências com outras empresas do setor.

Por isso, nesta entrevista exclusiva para o Portal de Notícias da GS1 Brasil, a Coordenadora de Marketing da Compex, Suelen Marcelino, nos conta mais sobre a história da empresa e antecipa suas estratégias e parcerias, além de oferecer uma visão sobre o futuro da automação comercial no país. Acompanhe!

Poderia nos contar um pouco sobre a história da empresa?

A Compex nasceu em 1999 em São Paulo, com apenas três colaboradores e foco em leitores de código de barras. Nos anos 2000, a empresa começou a comercializar coletores de dados para atender os setores de agronegócios e licitações públicas.

Qual é o atual cenário da empresa em termos de colaboradores, filiais, produtos e serviços e outros números relevantes?

Hoje, a Compex conta com 60 colaboradores, mais de 10 revendedores em todo o país e duas filiais. Seu portfólio inclui coletores de dados, leitores de código de barras, impressoras e computadores vestíveis. A empresa atendeu mais de 45.000 clientes ao longo dos anos e firmou parcerias com as principais empresas de software do Brasil.

Qual é a oferta atual de produtos e serviços da empresa?

A Compex possui uma linha completa de coletores de dados, impressoras (desde modelos RFID até portáteis) e soluções vestíveis para facilitar a rotina de separação de produtos. Nos últimos dois anos, a empresa vem desenvolvendo softwares para simplificar a rotina de inventário e precificação de gôndola dos varejistas, principalmente os de pequeno porte.

Qual é a estratégia da empresa para se destacar da concorrência?

A Compex busca sempre atender às necessidades do mercado, oferecendo equipamentos e serviços de qualidade com ótimo custo-benefício. Seu departamento de suporte técnico é altamente qualificado, e a Assistência Técnica é ágil e rápida. Além disso, a empresa valoriza o relacionamento próximo com o cliente, com seu time comercial atuando como consultor e não apenas como vendedor.

O coletor de dados AUTOID9 Plus é o campeão de vendas da Compex. Crédito: divulgação

Como a empresa tem se adaptado às mudanças no mercado?

A Compex se adapta bem às mudanças, graças ao seu time de especialistas sempre atentos às movimentações de mercado e ao envolvimento do CEO Peter Lee na operação. A empresa também está sempre presente nos principais eventos estratégicos do mundo.

Qual é a visão da empresa para o futuro?

Há cerca de dois anos, a Compex vem focando na automação do pequeno varejo, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e crescimento desses negócios após a pandemia do Coronavírus. A empresa acredita que a melhor forma de se reestruturar e crescer financeiramente é por meio da gestão adequada das operações com o uso da tecnologia.

A empresa tem planos de expansão ou entrada em novos mercados?

Sim, a Compex está expandindo suas filiais em novos estados para melhor atender seus clientes.

Com um design elegante, o BT-901 da Compex faz leituras de forma rápida e fluente. Possui proteção IP54 à prova d’água e poeira, com uma taxa de decodificação de 300 scans/segundo. Crédito: divulgação

Qual é o papel da inovação e tecnologia na estratégia da empresa?

Inovação e tecnologia são temas constantes nas reuniões da empresa, impulsionando o desenvolvimento de novas soluções e a busca por hardwares competitivos.

Qual é a mensagem que a empresa gostaria de passar para seus clientes e para o mercado?

A Compex, que completa 24 anos de história, tem como objetivo ser mais do que uma distribuidora de hardware. A empresa busca contribuir para o desenvolvimento de empresas nos setores de logística, varejo, atacado, industrial, hospitalar, público, entre outros, de forma transparente, amigável e respeitosa.

Fotos: iStock e divulgação

Leia também

Compex aposta no atendimento como diferencial 

Tags