Escreva para pesquisar

Consumidor no centro das atenções

A GS1 está presente em vários momentos da vida do consumidor para apoiá-lo de diferentes formas

Virginia Vaamonde, CEO da GS1 Brasil
Foto: Eliane Cunha

Ele é exigente, conectado e cada vez mais busca experiências de consumo inovadoras, sem deixar de considerar as questões sociais e éticas. É com esse perfil complexo que o consumidor está impulsionando a disrupção dos negócios em todos os setores. Talvez ele não perceba, mas, em muitas ocasiões, a GS1 está ao seu lado – em casa, nas compras e até quando vai cuidar da saúde – e se propõe a tornar essa relação ainda mais próxima.

O avanço da tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor são fatores relevantes que vêm direcionando o consumo. De olho nisso, hoje, os esforços da GS1 estão pautados em aumentar a produtividade e a eficiência das empresas, mas com o foco cada vez maior nos benefícios que as soluções vão proporcionar para o elo final da cadeia.

Um bom exemplo ocorre no setor de saúde. As soluções de automação destinadas a essa área apoiam as atividades de uma indústria farmacêutica ou de um hospital, tornando os processos mais precisos e reduzindo significativamente os erros. Assim, o consumidor é o maior beneficiado. De forma prática, se em algum momento você ou algum conhecido esteve em um hospital e recebeu uma pulseirinha com um código, pode ter a certeza de que passou por processos seguros, pois o código carrega uma série de informações garantindo, por exemplo, a administração correta do medicamento.

A rastreabilidade de alimentos é outra vertente na qual a organização se aproxima do dia a dia das pessoas. Os padrões ajudam a rastrear os produtos em toda a cadeia de abastecimento, traçando um histórico desde o campo até a mesa das famílias. Dessa forma, atende a uma necessidade real por informações sobre a origem do que consome.

Nossa intenção é que a GS1 seja cada vez mais reconhecida pelo consumidor como um padrão de qualidade

No momento das compras, a evolução da tecnologia, somada às soluções GS1, também possibilita fazer a leitura dos códigos de barras pelo smartphone, facilitando a pesquisa de preços e acesso a detalhes sobre as mercadorias, tanto na loja física quanto na on-line. Em breve, as soluções de Internet das Coisas (IoT), que também podem estar atreladas aos padrões GS1, vão apoiar o consumidor nas suas tarefas cotidianas.

Em mais de três décadas de atuação intensa no mercado nacional, a GS1 Brasil vem acompanhando de perto todas essas mudanças de comportamento das pessoas, com pesquisas de mercado bem fundamentadas, que indicam suas preferências e necessidades no atual momento e no futuro. Seguindo essa trilha, vamos continuar aprimorando nossos serviços e soluções para sermos cada vez mais reconhecidos pelo consumidor como um padrão de qualidade.

Próximo artigo

Send this to a friend