Escreva para pesquisar

Cresce o nível de automação no dia a dia dos brasileiros

Em 2019, os consumidores brasileiros apostaram mais na automação nos diversos momentos do seu dia a dia. É o que mostra o Índice de Automação do Consumidor Brasileiro 2019, elaborado pela GS1 Brasil.

Considerando uma escala de 0 a 1, o índice para 2019 foi de 0,181, um crescimento aproximado de 4% comparado ao ano anterior.

Acesso à internet (0,429), uso de aplicativos (0,330) e posse de eletrodomésticos (0,163) foram os principais responsáveis pela composição desse resultado.

indice de automacao gs1 consumidor geral

Para elaborar o indicador, a GS1 Brasil conta com o apoio metodológico da GfK, que realiza um estudo em todo o território nacional, com metodologia quantitativa e acompanhamento contínuo. O Índice de Automação do Mercado Brasileiro traz um panorama detalhado da adoção e do impacto da automação entre empresas (indústria, comércio e serviços) e consumidores.

Acompanhe os principais insights da pesquisa

Preferências de automação por faixa etária

  • Internet e uso de aplicativos são mais comuns entre os brasileiros de 25 a 34 anos, contabilizando índice de 0,459 e 0,380, respectivamente.
  • Já entre pessoas acima de 35 anos, a automação tem destaque em eletrodomésticos e eletrônicos (0,165),  carro (0,097) e residências (0,041).
  • A automação em itens pessoais está mais presente entre os jovens de 18 a 24 anos, com índice de 0,035.

Regiões brasileiras em destaque

  • Sudeste é a região com consumidores mais automatizados (0,186), impulsionada principalmente pelo acesso à internet e o uso de aplicativos.
  • Na sequência, o Centro Oeste + Norte (0,178), seguido pelo Nordeste (0,176) e o Sul do País (0,174).

indice de automacao gs1 consumidor por regiao

Metodologia

O Índice de Automação do Mercado Brasileiro é elaborado após quatro trimestres de diagnóstico, considerando seis dimensões para representar a automação no dia a dia do consumidor: acesso à internet, aplicativos, itens pessoais, eletrodomésticos/eletroeletrônicos, residência e carro. O índice também traz dados sobre a automação para empresas.

O índice é obtido pela avaliação desses itens e é representado por um número com intervalo de 0 a 1.

Na amostra do estudo de 2019, foram consultadas 2.680 pessoas, entre homens e mulheres, maiores de 18 anos das classes ABC, nas principais capitais do Brasil.

A margem de erro da pesquisa é de 1,9%, com intervalo de confiança 95%.

Foto: Getty Images

 

Tags

Send this to a friend