Em 2019, os consumidores brasileiros apostaram mais na automação nos diversos momentos do seu dia a dia. É o que mostra o Índice de Automação do Consumidor Brasileiro 2019, elaborado pela GS1 Brasil.
Considerando uma escala de 0 a 1, o índice para 2019 foi de 0,181, um crescimento aproximado de 4% comparado ao ano anterior.
Acesso à internet (0,429), uso de aplicativos (0,330) e posse de eletrodomésticos (0,163) foram os principais responsáveis pela composição desse resultado.
Para elaborar o indicador, a GS1 Brasil conta com o apoio metodológico da GfK, que realiza um estudo em todo o território nacional, com metodologia quantitativa e acompanhamento contínuo. O Índice de Automação do Mercado Brasileiro traz um panorama detalhado da adoção e do impacto da automação entre empresas (indústria, comércio e serviços) e consumidores.
O Índice de Automação do Mercado Brasileiro é elaborado após quatro trimestres de diagnóstico, considerando seis dimensões para representar a automação no dia a dia do consumidor: acesso à internet, aplicativos, itens pessoais, eletrodomésticos/eletroeletrônicos, residência e carro. O índice também traz dados sobre a automação para empresas.
O índice é obtido pela avaliação desses itens e é representado por um número com intervalo de 0 a 1.
Na amostra do estudo de 2019, foram consultadas 2.680 pessoas, entre homens e mulheres, maiores de 18 anos das classes ABC, nas principais capitais do Brasil.
A margem de erro da pesquisa é de 1,9%, com intervalo de confiança 95%.
Foto: Getty Images
Send this to a friend