Escreva para pesquisar

Daniel Dias mostra a importância do patrocínio ao esporte

Natural da cidade de Campinas, e completando 31 anos em 2019, Daniel Dias se tornou um orgulho no esporte nacional. O nadador paralímpico – que nasceu com má formação congênita nos membros superiores e inferiores – prova, a cada dia, que suas diferenças físicas são não sinônimo de qualquer limitação. Gigante dentro e fora das piscinas, o atleta é o maior nadador e medalhista paralímpico da história, com o total de 40 medalhas, sendo 31 de ouro.

Entre as vitórias mais recentes, nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, realizado em agosto de 2019, Daniel teve 100% de aproveitamento, levando ouro nas seis provas que competiu. Já no Mundial de Natação de Londres, em setembro, conquistou mais quatro medalhas: um ouro nos 50 m livre, prata nos 100 m livre e bronze nos 50 m costas e 50 m borboleta.

Embora já tenha acumulado tantas conquistas, Daniel nunca deixa de sonhar e superar novos obstáculos. Tanto que mantêm o foco dos treinos mirando as Paralimpíadas de 2020, em Tóquio.

daniel dias nos jogos parapan-americanos lima 2019

Daniel Dias nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019. Foto:Saulo Ramos/Exemplus/CPB

“Encontro muita gente que fala: ‘Mas você já ganhou tudo. O que quer ganhar mais?’. Mas sempre vejo algo que tenho a melhorar. Claro, que já conquistei muita coisa, mas todo dia que acordo, penso: ‘hoje, posso treinar muito melhor do que eu treinei ontem’. Tenho muito a evoluir”, ensina Daniel.

Mas para obter tantas conquistas, o nadador acredita que só a força de vontade não é suficiente. Afinal, qualquer atleta necessita de apoio para realizar seus treinos e adquirir os equipamentos básicos para a prática do esporte. Essa dificuldade também ocorre no esporte paralímpico.

“No início, meu pai bancava as viagens que eu precisava fazer, suplementação, touca, óculos, etc. Há muitos gastos que temos no nosso dia a dia e se não houver incentivo para investir e viver disso, fica muito difícil. Imagine quantas pessoas com deficiência gostariam de praticar algum esporte?”, reflete.

Apoio da GS1 Brasil

Uma iniciativa importante do Programa Sustentabilidade em Código da GS1 Brasil, é o apoio ao esporte. Com o desenvolvimento das modalidades paralímpicas, a entidade percebeu uma sintonia entre seus princípios institucionais e as trajetórias dos atletas com algum tipo de deficiência.

Assim, em 2015, passou a patrocinar o nadador Daniel Dias pela semelhança de seus propósitos, além de o atleta ser um exemplo de superação e motivação. “Ter o apoio da GS1 é fundamental. É muito importante ter alguém que acredite no meu trabalho e no esporte paralímpico. Acima de tudo, a GS1 carrega valores que são os meus, como integridade, inovação e busca por excelência. São princípios que tenho todos os dias nas piscinas”, comenta o atleta, incentivando as empresas para essa prática.

daniel dias recebe medalha no mundial de natacao londres 2019

Atleta recebe medalha no Mundial de Natação Londres 2019 Foto: Ale Cabral/CPB

“A deficiência não define quem eu sou. Quem define cada um é o que está dentro de nós. Os atletas paralímpicos são atletas, independentemente das deficiências. Representamos o Brasil, sempre melhorando, evoluindo, buscando milésimos de segundos para entrar numa final para ir a um Mundial ou Paralimpíada. Então, os ganhos de uma empresa com esse incentivo são como os que ganhariam ao patrocinar qualquer outro esportista. Além disso, a cada ano, ganhamos cada vez mais credibilidade e visibilidade”, afirma.

Conquistas dentro e fora das piscinas

Prova desta confiabilidade é que, recentemente, o atleta foi homenageado levando o nome de uma importante competição na natação paralímpica. Nomeado Troféu Daniel Dias, o evento é realizado pela Federação Aquática Paulista (FAP) e conta com a participação de equipes de todo o Estado de São Paulo.

Outra prova da seriedade do atleta é o trabalho que desenvolve no Instituto Daniel Dias, localizado em Bragança Paulista (SP), que tem fomentado a natação paralímpica, além da descoberta e desenvolvimento de novos campeões. “Hoje, temos 30 atletas, sendo que alguns já são campeões brasileiros e outros vão para os Jogos Parapan-Americanos. Não tem preço contribuir com conquistas como essas”, finaliza Daniel.

Assista ao vídeo com a mensagem de Daniel Dias sobre superação e a importância do incentivo ao esporte.

Tags

Send this to a friend