Escreva para pesquisar

Dassault e Aden criam soluções hospitalares com gêmeo digital

A Dassault Systèmes, que fornece universos virtuais para criação de soluções colaborativas, e o Aden Group, uma das maiores empresas de gerenciamento integrado de instalações da Ásia, anunciaram a intenção de colaborar no desenvolvimento de uma solução hospitalar de doenças infecciosas que pode ser rapidamente implementada em países impactados pela Covid-19 e que precisam urgentemente de instalações médicas de alta qualidade. A iniciativa aparece após a experiência bem-sucedida do hospital Wuhan, na China, que  foi o primeiro do mundo criado em poucos dias.

As duas empresas estão trabalhando em conjunto para desenvolver novos processos de engenharia, construção e operações hospitalares, aproveitando a plataforma 3DEXPERIENCE, da Dassault Systèmes, e o conceito de hospital inteligente e conectado Akila Care, do Aden Group.

A solução baseia-se em um ambiente virtual colaborativo para o design, simulação e desenvolvimento de hospitais que podem ser construídos e estarem funcionando no prazo de 100 dias; as instalações podem continuar operando por muitos anos. Como parte da colaboração, as duas empresas planejam montar um consórcio de empresas especializadas em equipamentos médicos, engenharia e construção para oferecer a solução aos países que mais precisam.

Uma vez desenvolvida, a solução hospitalar fornecerá um ambiente virtual colaborativo no qual funcionários e fornecedores serão convidados a utilizar um Virtual Twin (Gêmeo Virtual) do hospital para otimizar o planejamento de espaço, design de módulos,  salas de isolamento de pressão negativa e outros recursos, simular sua fabricação e  equipamento, além de treinar seus funcionários para a sua construção.

Após a construção do hospital, a solução será utilizada para o gerenciamento de ativos digitais, conectando a instalação a equipamentos médicos de última geração para monitorar procedimentos de higiene digitalizados e robôs no chão do hospital.

“A abordagem inovadora e comprovada da Akila Care, do Aden Group, para o gerenciamento de instalações com base em resultados exige instalações modulares inteligentes e conectadas, projetadas e construídas por meio de uma abordagem de fabricação avançada. A modularidade e as instalações centradas na operação só podem ser possíveis por meio de uma solução de Virtual Twin (Gêmeo Virtual) holística integrada, de ponta a ponta. A plataforma 3DEXPERIENCE é o catalisador e facilitador dessa transformação radical, tornando nossa aliança uma vitrine para o fornecimento futuro de infraestrutura de missão crítica”, afirma Bernard Charlès, Vice-Chairman e CEO da Dassault Systèmes.

Foto ilustrativa: Getty Images

Tags