Para apoiar profissionais brasileiros na busca de novos conhecimentos e inovação para aplicação em seus negócios, a GS1 Brasil promove a Missão Técnica para Portugal de 2 a 9 de novembro de 2019.O país é considerado um dos novos polos de inovação da Europa, atraindo cada vez mais startups.
A programação inclui visitas técnicas em grandes empresas, startups e instituições instaladas em Lisboa e arredores para conferir novidades que envolvem automação avançada, segurança da informação, shopper experience, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), realidade virtual e aumentada, Blockchain, aplicações em cloud, drones, robôs e carros autônomos.
Além das visitas, o roteiro inclui a participação no Web Summit 2019, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo e que reúne a elite do universo digital – CEOs, tomadores de decisão, startups e investidores.
Com essa iniciativa, a GS1 Brasil repete o sucesso da Missão Técnica que promoveu em junho de 2018 e que passou por várias cidades da Alemanha, uma das economias mais sólidas da Europa com larga tradição na automação, no desenvolvimento de tecnologia de ponta e de energias limpas. Empresários, consultores e líderes de entidades conheceram de perto organizações líderes mundiais em inovação, como:
Na universidade RWTH Aachen University, na cidade de Aachen, a missão técnica da GS1 Brasil levou os participantes para conhecer o Instituto de Tecnologia Têxtil (ITA) e o Digital Capability Center (DCC). No ITA são realizadas pesquisas e desenvolvimento de tecnologia têxtil. Já o DCC é um centro de estudos que reúne pesquisadores e acadêmicos da universidade, empresas de consultoria, de tecnologia e startups focados no estudo da Indústria 4.0.
O Centro de Conhecimento (Knowledge Center) da GS1 Alemanha propicia vivenciar a robótica na cadeia de valor digital e embarcar em uma jornada de compras interativa. O centro, localizado na cidade de Colônia, tem uma estrutura na qual é possível desenvolver ideias em salas inspiradoras e transformá-las em protótipos.
A DHL, uma das principais empresas de logística do mundo, criou em 2007 o seu Centro de Inovação, com o objetivo de ser uma base de pesquisas e desenvolvimento de serviços logísticos inovadores e de estudos de tendências. Em uma visita guiada, o grupo conduzido pela GS1 Brasil teve contato com os cenários futuros da logística em 2050, além de conhecer um pouco sobre robótica e IoT aplicada a logística.
A fábrica de eletrônicos da Siemens em Amberg, conhecida como Digital Factory, é referência global por combinar o real e o virtual. Nela, os produtos se comunicam com as máquinas e todos os processos de produção são integrados e controlados de forma otimizada para garantir a menor taxa de defeitos possível. Esse sistema marcou o primeiro passo para a criação da Indústria 4.0 em âmbito mundial.
A missão técnica da GS1 Brasil também passou pela BMW, na cidade de Landshut, considerada um centro de excelência que ditas as tendências para todo o setor. Os produtos são planejados e simulados para a produção na maquete digital da fábrica, chamada de digital twin ou gêmeo digital. Outro destaque é a produção de carros elétricos.
No centro da cidade de Munique, lojas como C&A e a Marc’O Polo, ambas da área de vestuário, usam etiquetas com identificação por radiofrequência (RFID) para a gestão dos produtos. Já os varejistas Ludwig Beck e a Oberpollinger (lojas de departamentos) e a Konen (moda) exploram o conceito de omnichannel e trabalham a atratividade das lojas físicas aliadas ao uso dos canais digitais e logística eficiente.
Um dos maiores eventos da Europa com foco em inovação, tecnologia da informação e digitalização dos negócios, dirigido a profissionais de todos os setores apaixonados pela tecnologia. Realizado na cidade de Hanover, os temas de destaque apresentados na CeBit 2018 foram: uso crescente de robôs, impressão 3D, soluções com forte presença de tecnologias como IoT, Blockchain, Big Data, analytics, cloud computing, inteligência artificial, e cidades inteligentes.
Conheça a opinião de quem participou da Missão Técnica Internacional da GS1 Brasil para Alemanha
“Uma excelente oportunidade para quem busca conhecimento. Nesse universo, conseguimos extrair muitas ideias que, certamente, serão aplicadas em nossos negócios no Brasil”
Emerson Destro, presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad)
“Foi a partir dessa jornada do futuro que descobri como tecnologias como Inteligência Artificial e Internet das Coisas estão presentes nesse momento de transformação da Quarta Revolução Industrial.”
Luciana Cabrini, CEO da ActivaID
“No Knowledge Center da GS1 Alemanha foi possível constatar uma estrutura avançada na pesquisa de produtos com foco na identificação, na rastreabilidade e no atendimento à legislação.”
Kley Bezerra, diretor de operações da VIX Swimware
“No DHL Innovation Center, que por sinal é uma imensa estrutura logística, há um showroom com soluções de logística sustentável, mobilidade inteligente e inovações automotivas. Durante a visita, vivenciamos cenários inspiradores sobre o que pode ser o mundo da logística no ano de 2050”.
Fátima Merlin, diretora da Connect Shopper
Para mais informações sobre a Missão Técnica GS1 Brasil para Portugal, acesse https://conteudo.blog.gs1br.org/missao2019 ou entre em contato com comercial@gs1br.org
Imagem: iStock
Send this to a friend