Chamado por alguns de “Black Friday” do primeiro trimestre, o Dia do Consumidor oferece oportunidades para negócios de todos os setores venderem mais. Para usufruir dos benefícios, no entanto, é fundamental criar estratégias, pois a concorrência é alta.
A data, celebrada em 15 de março, foi criada nos Estados Unidos em 1962 e não tinha o intuito principal de alavancar as vendas, mas sim fazer com que os consumidores tivessem conhecimento de seus direitos.
No Brasil, o assunto ganhou força apenas em 1990, com a instituição do Código de Defesa do Consumidor (CDC), legislação que orienta o público para não ser lesado.
Com o tempo, o Dia do Consumidor ganhou um viés comercial, e os negócios começaram a dedicar uma semana inteira para atrair mais clientes por meio de promoções.
Pensando em auxiliar pequenas e médias empresas a obterem ainda mais resultados na data, a KingHost preparou uma lista com estratégias para sair na frente da concorrência.
As características, gostos e desejos do público-alvo de um negócio sempre interferem na hora de elaborar estratégias.
Em datas comerciais como o Dia do Consumidor, isso é ainda mais importante.
Entenda os hábitos de consumo na hora de comprar. O cliente costuma pesquisar preços? Comparar condições e formas de pagamento? Obter as respostas a essas perguntas pode ser um divisor de águas para melhores resultados.
Ao compreender o que o cliente quer consumir, fica mais fácil preparar promoções, cupons de desconto, e-mails de divulgação e mídias pagas.
O primeiro passo para montar uma estratégia de vendas efetiva é ter um foco específico. Não tente atingir diversos públicos de uma vez; quanto mais direcionado, melhor.
Contemple, dentro do plano, análise da concorrência, características da persona, definição do funil de vendas e análise de desempenho.
Os picos de atendimento são muito comuns em datas sazonais. É importante preparar a equipe para o aumento da demanda e, se necessário, contratar profissionais temporários para atender pontualmente na data.
Para ganhar tempo nos meios digitais, considere preparar respostas para as principais dúvidas em relação ao Dia do Consumidor, como prazos para entrega, formas de pagamento e política de devolução.
Falta de produtos ou produtos com defeito podem gerar atritos com os consumidores.
Por isso, é importante inspecionar o estado e, caso necessário, fazer solicitação de mais unidades das mercadorias mais buscadas.
Faça uma busca no site e procure por páginas com erros, confira a velocidade de carregamento e se os certificados estão ativos.
Quanto às redes sociais, faça destaques com as principais informações e planeje campanhas direcionadas para potencializar seus resultados
No Dia do Consumidor, pode ser que você venda para clientes que ainda não conhecem sua marca.
Portanto, tornar a experiência ainda mais especial é importante. Foque no bom atendimento e experiência do usuário (no caso de lojas online e e-commerces).
Aproveite os resultados obtidos no Dia do Consumidor, mas desenvolva novas estratégias de relacionamento para promover a fidelização.
Uma dica é apostar nos disparos de email marketing com dicas e promoções de interesse do público.
Brasil ocupa 6º lugar em ranking de otimismo empresarial
Send this to a friend