Segundo ‘Relatório Dia dos Namorados 2022’, realizado pela All in, a data movimentou R$6,5 bilhões em compras de presentes no país, o que mostra a importância do Dia dos Namorados – o dia mais romântico do ano, para o varejo.
Por isso, é preciso que os empresários e os departamentos de comunicação e marketing pensem em uma estratégia de comunicação que faça a sua marca se destacar para além do seu mercado, tornando-a a primeira opção de compras.
“O estudo também mostra que a taxa de recompra foi de 2,4%, ou seja, é importante que a comunicação dessas empresas também pense em ações exclusivas para quem já é cliente”, explica Luana Clara, sócia da LaPresse Comunicação e especialista em relacionamento com a imprensa e comunicação estratégica.
Outro ponto que a especialista, que também é mentora de comunicação para startups, aponta é a importância do atendimento personalizado, com foco nas necessidades do cliente, e um canal de comunicação digital já que é nesse ambiente que as pessoas tomam suas decisões de compra. “Nove em cada dez brasileiros fazem pesquisas na internet antes de concluir uma compra e 80% dos usuários de smartphone usam o telefone para decidir sobre a compra enquanto estão numa loja [segundo pesquisa realizada pela Math Ads]. Então, é preciso que os comerciantes se destaquem no digital para alavancar suas vendas, independente do seu negócio ser online ou digital”, aponta.
Phygital é um termo em inglês que une a palavra physical (físico) e digital e representa a nova forma de consumo pós-pandemia, que une os dois ambientes na jornada de compra dos clientes. “Hoje, o off e o online se conectam e transformam a experiência do usuário, que, antes, estava limitado apenas à forma física do consumo. Por isso, é importante que, mesmo uma empresa que não venda no online, construa sua presença digital”, explica Luana Clara.
Mas, como criar uma presença digital do zero e aproveitar a ocasião do Dia dos Namorados?
Para quem não tem sua marca no online, a especialista em comunicação estratégica dá dicas de duas ações simples que farão uma boa diferença: “há dois excelentes salva-vidas para quem está engatinhando no digital. Uma delas é o Google Meu Negócio, no qual qualquer empresa ou profissional autônomo pode cadastrar gratuitamente seu endereço, telefone de contato, serviços e produtos que oferece, além de possuir interações que permitem incluir fotos e avaliações dos clientes sobre o estabelecimento lá. A outra é o WhatsApp Business, que também é sem custos e permite incluir um catálogo com os produtos e serviços, que também podem ser compartilhados nas conversas com seus clientes, além da lista de transmissão que é super útil para compartilhar promoções e novidades”, ensina.
Mas, as ações não param por aí. E para ajudar os varejistas nessa missão, a Luana Clara especialista elencou nove estratégias de comunicação que vão ajudá-los a vender mais no Dia dos Namorados. Confira abaixo:
Não é só de Dia dos Namorados que se faz o faturamento do ano inteiro, então, Luana Clara orienta que os empresários aproveitem a data para reforçar o vínculo com esses clientes a longo prazo: “Oriente sua equipe de vendas para que cadastre esses clientes para informar a chegada de novos produtos, descontos e até ações de marketing de experiência, como uma sessão de degustação, por exemplo. Outra iniciativa interessante é um programa de fidelidade ou de cashback para uma próxima compra, que estimula o retorno do consumidor. E lembre-se que todas as ações, para serem assertivas, devem realmente oferecer um benefício real , para criar a sensação de que a pessoa é especial para a marca”, aponta.
Fotos: iStock
Send this to a friend