Escreva para pesquisar

Dia dos Pais: 7 dicas para ter sucesso nas vendas

O varejo recebe agosto com o Dia dos Pais, a data mais aguardada para o setor no mês. De acordo com a Neotrust, em 2022, o evento gerou R$ 5,9 bilhões de faturamento no e-commerce, com um ticket médio de R$ 425,32. Datas comemorativas como esta são sempre uma boa oportunidade para que os varejistas possam aumentar seus resultados e fidelizar clientes.

Ainda segundo o levantamento, o maior pico de visitas, cadastros e vendas no e-commerce no ano passado referente à data ocorreu seis dias antes do Dia dos Pais. Apesar de boa parte do público realizar suas compras “em cima da hora”, as pesquisas podem começar muito antes. Para aproveitar ao máximo o potencial da data, o Olist – ecossistema em soluções de e-commerce para PMEs, sugere que lojistas se preparem com antecedência.

Porém, mesmo que a antecipação seja a melhor estratégia para ter sucesso, ainda é possível conquistar bons resultados alguns dias antes da data.

Para auxiliar os lojistas nas vendas, confira algumas dicas para oferecer a melhor experiência nos dias que antecedem a data:

1. Conheça as categorias de produtos mais vendidos no Dia dos Pais

dia dos pais

Essa informação é fundamental para reforçar o catálogo com produtos estratégicos e que serão um tiro certo no período. Uma decisão muito acertada para vender mais na data.

Números da Neotrust apontam que, em 2022, as principais categorias vendidas foram: Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Alimentos e Bebidas, Saúde e Utilidades Domésticas. Em 2021, o top 5 foi praticamente o mesmo, substituindo apenas a categoria “Alimentos e Bebidas” por “Telefonia”.

2. Esteja preparado para o aumento de demanda

Mesmo que não seja possível prever a demanda do seu negócio com exatidão, um bom planejamento é imprescindível. Ter como referência o histórico de pedidos do Dia do Pais dos anos anteriores e de todo o mercado pode ajudar.

Com isso, é possível reforçar o estoque com um volume maior de produtos e preparar e ampliar a equipe de apoio para dar conta do aumento no número de pedidos, agilizando o preparo e envio das encomendas. Aqui, ter um sistema de gestão eficiente também ajuda a sair na frente.

3. Invista na criação de kits

Assim como em lojas físicas, uma boa estratégia para aumentar o tíquete médio da compra, otimizar seu estoque e possibilitar a compra de diversos itens com um único frete é a criação de kits específicos para o Dia dos Pais.

A ideia é reunir produtos que tenham alguma relação entre si e que podem se complementar na hora de presentear, e aproveitar para aumentar o giro de estoque de itens parados.

4. Diversifique os canais de venda

Ficar à mercê apenas de um canal de vendas pode diminuir as chances de ampliar as possibilidades de atingir mais consumidores. Quem trabalha apenas com loja física, por exemplo, pode criar um e-commerce próprio, utilizar as redes sociais ou anunciar em sites parceiros.

Apostar em marketplaces cria oportunidade de ampliar a abrangência geográfica do negócio, expondo os produtos para um número maior de clientes. Além disso, a venda nos marketplaces apresenta diversas vantagens que favorecem a gestão e o aumento do faturamento nas vendas online, além da possibilidade de receber milhões de acessos por dia.

5. Promoções? Os clientes amam!

Em um período em que toda a concorrência está com o mesmo objetivo, desenhar possibilidades atrativas é um diferencial decisivo na escolha do consumidor. A estratégia de entregar brindes, dar descontos progressivos ou o famoso “pague 1, leve 2” são boas ideias para chamar a atenção dos clientes. Porém, vale lembrar de colocá-las em prática sem desequilibrar o financeiro.

6. Diga “não” aos atrasos

Por ser uma efeméride datada, os consumidores precisam receber a compra do Dia dos Pais no prazo estipulado. Portanto, é fundamental monitorar constantemente os pedidos, fazendo o embalo e despacho rapidamente e contando com parceiros logísticos confiáveis e agilizados e prazos de entregas realistas. Caso algum problema aconteça, é importante comunicar o cliente rapidamente, apostando na transparência.

7. Organize sua gestão

Para se destacar e estar à frente dos concorrentes no Dia dos Pais, não basta colocar as dicas em prática, mas também é fundamental ter uma gestão organizada. Isso é importante em todos os momentos para o lojista que quer crescer e melhorar seus resultados, mas em datas comemorativas, essa necessidade se mostra ainda mais latente.

Uma boa forma de fazer isso é centralizando os processos em um sistema ERP, que reúna financeiro, pedidos, controle logístico, informações de estoque e mais, tudo em um só lugar. É uma forma de usar a tecnologia a favor e otimizar o dia a dia do negócio!

Foto: iStock

Leia também

Sazonalidade: 4 dicas para manter e engajar consumidores

 

 

 

Tags