Escreva para pesquisar

Dia dos Pais: por que usar o WhatsApp para elevar as vendas

Uma das datas mais importantes para o varejo online é o Dia dos Pais. Em 2022, a data trouxe bons resultados aos varejistas do e-commerce, que registraram um faturamento de R$ 5,9 bilhões, de acordo com dados da Neotrust. Este ano, a expectativa é que este número seja ainda maior, segundo especialistas.

A grande aposta do varejo para aumentar as vendas no Dia dos Pais este ano é o WhatsApp, presente em 99% dos smartphones do país, de acordo com o Mobile Time/Opinion Box. Em abril, o WhatsApp lançou o serviço de pagamentos com cartão de débito, crédito e pré-pago entre pessoas e pequenos e médios estabelecimentos pelo próprio aplicativo. A funcionalidade se soma ao recurso que o WhatsApp já oferece de transferência de dinheiro entre pessoas no aplicativo.

Para ajudar os empreendedores a entenderem como o WhatsApp Business pode melhorar as vendas e o relacionamento com os consumidores não apenas no Dia dos Pais, mas também em outras datas comemorativas neste ano, Daniel Tafelli, Superintendente Executivo de Produtos Digitais da Getnet Brasil, reuniu algumas dicas de como potencializar os retornos utilizando a ferramenta de pagamentos pelo WhatsApp.

“Ao usar os pagamentos pelo WhatsApp, o estabelecimento pode criar um catálogo de produtos e serviços, incluindo seu preço, imagens e detalhes. Uma boa prática para essa data pode ser listar no catálogo os produtos de maior interesse e fomentar a comunicação pelo WhatsApp para incentivar as vendas”, pontua Tafelli.

Vantagens oferecidas pelos pagamentos pelo WhatsApp

dia dos pais

1. Comodidade

Uma das principais vantagens do pagamento pelo WhatsApp é a comodidade que o empreendedor pode oferecer para os seus clientes. Em uma única conversa, você pode esclarecer dúvidas, ofertar produtos ou serviços e dar a opção de pagamento sem a necessidade de tirá-lo do ambiente do WhatsApp para concluir a transação. Além disso, o seu negócio ganha mais uma forma de venda agilizada, auxiliando o fluxo de caixa.

2. Segurança

dia dos pais

Assim como todos os recursos do WhatsApp, o serviço de pagamentos foi criado para ser seguro. Os números dos cartões são criptografados e armazenados com segurança. As pessoas devem criar um PIN de pagamento (ou biometria) e usá-lo para cada pagamento. Além disso, o número do cartão é tokenizado, com base nas tecnologias das bandeiras, para proteger os dados e reduzir o risco de fraude.

3. Simplicidade

O pagamento via WhatsApp pode simplificar as transações para as vendas realizadas por mensagens. Seu cliente não vai precisar sair da conversa e acessar o aplicativo do banco para realizar a compra, sendo necessários poucos toques na tela para concluir a transação.

4. Oportunidade

O uso do WhatsApp para pagamentos é oportuno para expandir a base de clientes. Muitos consumidores já preferem usar o aplicativo para se comunicar com pequenas empresas, como lojas de vestuário e esportes, além de pizzarias e padarias, por exemplo. Sendo assim, no Dia dos Pais, por exemplo, concluir os pedidos oferecendo mais um meio de pagamento seguro pela ferramenta pode ser mais fácil para o seu time de vendas e atendimento.

5. Praticidade na Gestão

Neste Dia dos Pais, você pode acompanhar o status do pagamento em tempo real na própria ferramenta. Assim, fica mais fácil se manter atualizado das vendas e garantir uma boa experiência ao seu cliente.

Fotos: iStock

Leia também

Sazonalidade: 4 dicas para manter e engajar consumidores

Tags

Send this to a friend