Escreva para pesquisar

E-commerce: 4 dicas para elevar sua vantagem competitiva

O e-commerce reúne várias diferenças em relação às vendas no varejo tradicional. No entanto, eles têm um ponto em comum: a necessidade de estabelecer vantagem competitiva para superar os concorrentes. O digital ainda supera um desafio extra nessa questão. Afinal, não existem sequer fronteiras geográficas para delimitar o livre acesso da oferta e da procura.

Num mundo cada vez mais tecnológico e conectado, é preciso trabalhar os diferenciais da sua marca para potencializá-la – mais do que nunca, diga-se de passagem. Para se ter uma ideia, estima-se que só nos Estados Unidos a maioria dos cidadãos está exposta a cerca de 4 mil a 10 mil anúncios on-line por dia.

Já no cenário do comércio eletrônico mundial, o segmento deve crescer 55,3% nos próximos três anos. É o que aponta a pesquisa Global Payments Report, da Worldpay from FIS, divulgada em março deste ano. O Brasil, inclusive, é a maior economia da América Latina e continua a experimentar um rápido crescimento no setor, com 16% de aumento em relação ao ano anterior. Segundo o levantamento, as vendas on-line no país devem avançar 95% até 2025.

Então, eis a pergunta que não quer calar: como desenvolver formas de oferecer soluções, produtos ou serviços melhores do que seus concorrentes? Quem responde é o CMO & Business Director da Squadra Digital, Rafael Cichini. Acompanhe!

1. Monitore o mercado  

Para manter sua competitividade no e-commerce, o primeiro passo é acompanhar e saber o que está acontecendo na sua área de atuação. Essa prática permite que os gestores e tomadores de decisão direcionem as previsões de mudanças.

Dessa forma, é possível se adaptar mais facilmente a essas movimentações e não ser pego de surpresa. Para isso, é possível adotar ferramentas de monitoramento, como plataformas e softwares on-line. O seu negócio pode e deve acompanhar tanto as mudanças externas como o comportamento de seus consumidores e concorrentes, além dos acontecimentos e desempenhos internos.

2. Invista em marketing de conteúdo   

Quando bem direcionado, o marketing de conteúdo é um dos recursos mais utilizados por companhias de qualquer tipo em suas estratégias digitais. Desse modo, ao criar o seu planejamento de conteúdo, elabore um direcionamento certeiro. Como? Focando em um nicho específico e estabelecendo o público-alvo.

3. Estude o seu público-alvo constantemente  

e-commerce público-alvo

É importante estudar a sua persona de marketing com obstinação. Assim, você entende melhor quais são as necessidades do momento e como você pode ajudar.

Esse movimento acontece de forma contínua, afinal, as demandas não são estáticas e podem mudar com o tempo. Se prestar atenção nessas mudanças, já estará um passo à frente da concorrência, direcionando suas estratégias de forma rápida e eficiente.

4. Aposte em novas tecnologias para promover o e-commerce

O mercado atual, assim como os novos hábitos dos consumidores, requer a adoção de novas tecnologias que tragam diversos benefícios ao negócio.

Para aumentar a competitividade, investir em soluções que auxiliem na automação de processos, redução de custos, otimização, mobilidade, entre outras áreas, tem o poder de alavancar a sua companhia. Porque, fato é: quem não se rende ao universo tecnológico e, consequentemente à transformação digital, fica para trás.

Fotos: iStock

Leia também

Consumidores preferem pesquisar em marketplaces, diz estudo

 

 

 

Tags

Send this to a friend