Talvez o e-mail marketing tenha sido uma das primeiras ferramentas do, hoje consagrado, marketing digital. Mas à medida que inovações, novas plataformas e soluções surgiram, muitos profissionais se questionam sobre a funcionalidade do e-mail marketing.
Nesse sentido, o CEO da Samba Tech, Gustavo Caetano, faz alguns esclarecimentos:
É preciso primeiro levar em consideração o princípio básico do marketing da nova era – o indivíduo antes da massa. Um disparo único com mais de cinco mil e-mails cadastrados terá retorno quase zero.
Se a intenção é utilizar a ferramenta de forma mais eficaz, disparando seu conteúdo para mailings personalizados, é possível sim que o e-mail marketing ainda seja vantajoso.
Depende muito da estratégia utilizada. Título do e-mail, conteúdo correto para o público certo e evitar formatos que se assemelham aos spams pode ajudar a melhorar o desempenho e o retorno do e-mail marketing.
Outro ponto a ser considerado é a necessidade de praticidade do consumidor 4.0. Ações que demandam muitos cliques, ligações telefônicas e e-mail difícil de carregar podem minar a efetividade da estratégia de divulgação.
Sabe-se, por exemplo, do grande poder de influência dos vídeos, que se tornam virais com facilidade. O vídeo marketing pode aumentar a taxa de cliques entre 200% e 300%, segundo a consultoria Forrester. Por isso, pode ser uma solução interessante. Basta atentar-se com o timing para não perder as ações, já que quando se fala em seguir tendências da internet, é preciso que tudo seja feito com agilidade.
É fundamental conhecer as métricas disponíveis para ajudar a validar os resultados. Taxa de abertura, de cliques, de reatividade e de cancelamento são alguns dos pontos que devem ser levados em consideração.
Outra solução, que pode ajudar tanto a otimizar resultados como avaliar o engajamento, é utilizar aplicativos especializados. Com eles é possível destrinchar nos mínimos detalhes, até mesmo qual parte do e-mail gerou mais cliques ou teve mais tempo de leitura, quais foram os resultados alcançados com o disparo do e-mail marketing.
É importante lembrar que o e-mail marketing é apenas uma ferramenta dentro de uma campanha. Não era possível antes, e nem é agora, medir o alcance ou os resultados levando em conta apenas as métricas apresentadas por ele. Com isso em mente, avalia-se que o e-mail marketing é uma solução ainda viva no marketing digital e deve ser explorada.
Foto: iStock
Send this to a friend