As mudanças de hábito do consumidor causados pelo isolamento social na pandemia fizeram com que os empreendedores das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) brasileiras procurassem por maior especialização.
De acordo com o Google Trends, houve um aumento de 19% nas buscas relacionadas aos termos “cursos online grátis” no ano passado.
Felipe Chiconato, do Sebrae-SP. Crédito: divulgação
Informações fornecidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reforçam os dados do Google, já que ao todo, foram 2,5 milhões de pessoas inscritas em seus cursos à distância em 2020.
Entre os mais procurados na entidade estão: Gestão Financeira, Marketing Digital, Boas Práticas nos Serviços de Alimentação, Aprendendo a Empreender e Gestão de Pessoas.
Em entrevista ao Portal de Notícias da GS1 Brasil, o consultor do Sebrae-SP, Felipe Chiconato, diz que com o avanço da pandemia, os empreendedores do País passaram a ficar expostos todos os dias a novos desafios.
“Reinventar-se virou palavra de ordem, já que é um bordão dentro do unive
Jaércio Barbosa, da ESPM. Crédito: divulgação
rso do empreendedorismo. Quando se fala em inovar, criar e descobrir, a busca por conhecimento é fundamental. Além disso, as PMEs passaram a buscar mais capacitação pelo fato de que não era possível mais ter o mesmo resultado de antes com as mesmas ações, pois o contexto econômico mudou. Agora, para sobreviver e crescer nesta crise, se tornou necessário atualização e capacitação para melhoria da oferta de produtos e serviços”, ressalta.
Para Head da Incubadora de Negócios da ESPM, Jaércio Barbosa, a pandemia antecipou mudanças que seriam fundamentais para pequenas, médias e grandes empresas.
“Neste cenário, elas foram forçadas a se digitalizar, buscar novos modelos de negócios e encontrar novos caminhos para a inovação, além de novos nichos de mercado e oportunidades. Desta forma, houve uma busca tão grande por qualificação e informação”, completa.
A pandemia trouxe grandes desafios para a educação brasileira com a necessidade do ensino não presencial.
As dificuldades para superar as perdas e evitar maiores retrocessos na aprendizagem foram e estão sendo inúmeras.
No entanto, essa experiência já deixou alguns legados decisivos para o ensino no País, que tem se preparado para a possibilidade de um modelo híbrido na educação, segundo pesquisa Datafolha, encomendada pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures.
Segundo o especialista da ESPM, no pós-pandemia, a tendência é que deve se abrir uma janela de aprendizado, já que o empreendedor entendeu que a educação gera valor para o negócio e, claro, também para ele próprio.
“O empreendedor assimilou que ele precisa se reciclar e abrir a mente para novas oportunidades para a transformação digital que está em uma velocidade muita rápida”, finaliza.
André Carneiro, consultor pela BBChain. Foto: DIVULGAÇÃO
Para que esse poder transformador da educação tenha um alcance cada vez maior, a GS1 Brasil e a Korde, em parceria com renomadas universidades, laboratórios de pesquisa e organizações, desenvolveram diversos cursos nos formatos presenciais e online, bem como treinamentos in company, programa de certificação profissional, workshops e webinars direcionados tanto a profissionais como empresas.
Os principais temas tratados na Korde são: automação, logística, tendências e inovação.
Já na GS1 Brasil, a abordagem é voltada para temas ligados à Identificação e Qualidade de Dados, Gestão de Dados Variáveis em Produtos e Unidades Logísticas, Rastreabilidade e EPC/RFID e a Importância do Padrão em Tecnologias Emergentes
Considerado um Ensino a Distância (EaD) assíncrono, esse curso pode ser assistido a qualquer hora e de qualquer lugar e, o melhor, de forma gratuita pelos associados da GS1 Brasil. Sua finalidade é dar suporte a todos os associados para que eles saibam como funciona o Sistema GS1 e entendam os padrões e as ferramentas para desenvolver uma base sólida, cuja finalidade é melhorar a qualidade dos dados.
Entenda a relevância de padronizar a identificação de itens por meio de radiofrequência desde o início de sua fabricação e como a captura correta dessas informações beneficiará projetos de implementação de tecnologias emergentes para indústrias, centros de distribuição e varejistas.
A principal função desse curso é entender o que é a rastreabilidade para, assim, atender aos requisitos de seus clientes, legislações e segurança. Todo o cenário de rastreabilidade será abordado, desde a implementação, a redução do impacto econômico, os desafios do setor e até mesmo cases de sucesso.
O único curso que oferece ao mercado uma capacitação adequada e eficiente sobre como gerir dados variáveis em processos logísticos, como: recebimento, estocagem e expedição, além do conhecimento e prática de regras na utilização dos identificadores de aplicação e simbologias utilizadas no Sistema GS1.
Treinamento focado em ensinar o preenchimento correto e a importação dos produtos de uma empresa para o Cadastro Nacional de Produtos. Serão apresentadas as chaves de identificações do Sistema GS1 com foco no Cadastro Nacional de Produto, o modo de aplicar as regras de alocação, qualidade dos dados e do código de barras, além dos desafios fiscais relacionados à inclusão dos dados no Cadastro Nacional de Produtos e muito mais.
O curso é pensado para todas as pessoas que almejam ter o primeiro contato com BlockChain, ficar por dentro da mecânica básica de seu funcionamento e de como isso pode ser aplicado no mundo dos negócios.
O programa de certificação da GS1 Brasil é para o profissional que quer conhecer com maior profundidade os Padrões e Soluções do Sistema GS1, adquirindo conhecimento técnico especializado para aplicação em sistemas e processos de automação logística e comercial.
Ideal para profissionais que querem se familiarizar com os padrões e as soluções do Sistema GS1 e adquirir conhecimento técnico especializado para aplicação em sistemas e processos de automação logística e comercial.
Esse programa de certificação foi arquitetado para quem deseja conhecer de uma forma mais imersiva os padrões e soluções do Sistema GS1, como funcionam as chaves de identificação, simbologias gráficas, qualidade de código de barras, utilização das chaves GS1 no e-commerce etc.
Imersão nos conhecimentos sobre chaves de identificação e simbologias básicas, regras de alocação da GS1, GPC, qualidade de cadastro e código de barras. Conceituação de dados fixos e variáveis e Digital Link. Tendências e futuro da codificação de embalagens.
Direcionado para quem quer atuar as principais aplicações, características, padrões, oportunidades de negócios, metodologias de identificação, captura e compartilhamento de dados, utilizando os padrões GS1 para RFID. Apresentação dos principais componentes da Rede EPC e sua aplicabilidade dentro de processos de Indústria 4.0 e IoT.
O programa é pensado para quem quer atuar com a rastreabilidade e como ela atende aos requisitos de seus clientes, legislações e segurança, além de compreender os princípios e os processos de rastreabilidade, os modelos de compartilhamento da informação (BlockChain/ EPCIS) e muito mais.Sistema GS1 Master.
A Certificação Master garante o entendimento técnico especializado para aplicação em sistemas e processos de automação logística e comercial dos pilares do Sistema GS1, , até a tecnologia RFID.
Para mais informações dos cursos da GS1 Brasil e Korde, clique aqui para acessar a página Educação e Eventos da GS1 ou, se preferir, entre em contato com a área de educação da GS1 Brasil no telefone (11) 3068-6214 ou no e-mail: educa@gs1br.org.
Foto: iStock
GS1 lança plataforma de educação online para associados
Send this to a friend