Escreva para pesquisar

Empreendedor brasileiro é mais consciente na cibersegurança

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Observatório de Dados GoDaddy, 54% das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) no Brasil afirmam saber a quem recorrer em caso de algum ataque relacionado à cibersegurança direcionado a seus sites.

Esse dado revela uma conscientização significativa sobre a importância de se preparar para possíveis ameaças digitais.

Entretanto, as preocupações das PMEs brasileiras vão além do aspecto técnico, com 52% expressando inquietação em relação à possível perda financeira decorrente de violações de segurança, e metade delas (50%) destacando a importância da confiança do cliente, mostrando uma compreensão abrangente dos impactos que um incidente cibernético pode ter em seus negócios.

Cibersegurança no Brasil

transformação digital cibersegurança

O Observatório revelou que as PMEs no Brasil estão na vanguarda quando se trata de proteger seus sites, com um alto índice de 84% adotando medidas abrangentes para garantir a segurança online.

Esses dados colocam as empresas brasileiras como as mais “completas” na proteção de sites entre os mercados pesquisados pela pesquisa global, indicando uma conscientização significativa sobre a necessidade de investir em soluções integradas para mitigar os riscos cibernéticos.

“Essa atitude proativa pode ser crucial, não apenas para a segurança digital, mas também para a manutenção da confiança do cliente e a sustentabilidade financeira das PMEs no cenário digital em constante evolução”, disse Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil.

Criptografia de dados uma aliada da cibersegurança

A criptografia de dados, por exemplo, é fundamental, mas a identificação e prevenção de malware são igualmente cruciais.

Hoje o mercado disponibiliza para o pequeno e médio empreendedor ferramentas que oferecem uma abordagem abrangente para manter a integridade de seus sites.

D’Elboux destaca: “Embora a criptografia seja essencial, identificar e prevenir ameaças cibernéticas é igualmente crítico. As soluções de segurança protegem os clientes e seus sites, garantindo que possam trocar dados e navegar com total proteção.”

Entre os principais recursos  destacam-se o Certificado SSL incluído em todos os planos, garantindo criptografia HTTPS e sinalizando confiança aos visitantes; o Firewall, para manter hackers à distância e prevenir malware e a varredura de segurança e a limpeza do site para detecção e remediação proativa de problemas.

Além disso, há o backup seguro e restauração com um clique para garantir a continuidade dos negócios e o monitoramento contínuo do site 24/7 para proteção constante.

Softwares também simplificam o gerenciamento de certificados SSL com seu serviço gerenciado, automatizando a instalação, configuração e renovação do Certificado.

Também é possível economizar tempo, garantindo a segurança contínua do site.

“Adotar uma abordagem proativa e preventiva é crucial para a segurança online. As ferramentas de segurança bloqueiam ataques, examinam dados e neutralizam códigos mal-intencionados, proporcionando tranquilidade aos empreendedores digitais”, destacou D’Elboux.

Foto: iStock

Leia também

Indústria 4.0: Cibersegurança segue como forte tendência

Tags