A falta de rede e internet no campo, que limita o acesso às soluções tecnológicas disponíveis por parte de agricultores e empresas que atuam no setor, motivou a criação de uma iniciativa para estimular a expansão do acesso à internet em diversas regiões agrícolas brasileiras, a ConectarAGRO
Oito companhias do setor agrícola e de telecomunicações – AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble – estão engajadas em entender o problema de conectividade no campo e contribuindo para gerar estratégias e soluções que possam ser implantadas em larga escala.
Assim, a ConectarAGRO nasceu em abril de 2019 propondo uma solução de conectividade aberta, simples e acessível para levar internet ao campo, utilizando a rede 4G na faixa de 700MHz, tecnologia global que permite a cobertura com melhor compromisso entre cobertura e capacidade. A implementação ocorre por meio de análise de viabilidade, aproveitando a infraestrutura já instalada e levando em consideração as condições técnicas e econômicas da região. Até o momento, cerca de 1,6 milhão de hectares já foram conectados.
Agora, a iniciativa evolui e está prestes a se tornar uma associação civil sem fins lucrativos, novidade anunciada na Futurecom, evento de transformação digital realizado em outubro de 2019 em São Paulo (SP).
Sem negociar nenhum produto, o objetivo da associação será levar o acesso à internet no campo e fomentar políticas públicas de conectividade para o setor, além de favorecer o surgimento de novas soluções para o agronegócio por meio das várias AgTechs que surgem nesse ecossistema. No futuro próximo, a associação espera ampliar a sua rede por meio de novos apoiadores.
O ConectarAGRO promove a conexão de máquinas e de pessoas, permitindo um maior aproveitamento da solução, que utiliza um conceito aberto de padrão global. Este é o principal diferencial em relação a outras soluções tecnológicas, que seguem conceitos fechados e limitam seu uso, dificultando a adoção em larga escala.
Com maior disponibilidade de conectividade, a ideia é que o produtor rural, de qualquer segmento, possa usufruir dos recursos de agricultura de precisão, digital e automação, além de ter acesso a novos produtos e serviços.
A TIM, associada ao ConectarAGRO, estima que o investimento para implantar a tecnologia é de até meia saca de soja por hectare – o que representa um investimento baixo frente aos benefícios que serão obtidos pelo agricultor.
Mais informações: www.conectaragro.com.br
Foto: Divulgação
Send this to a friend