Escreva para pesquisar

Estudo IBM traz relação entre consumidor e sustentabilidade

A pandemia pela Covid-19 elevou o foco dos consumidores na sustentabilidade e a disposição de pagar do próprio bolso – ou até mesmo receber um salário menor – por um futuro sustentável, de acordo com um novo estudo do IBM Institute for Business Value, com mais de 14.000 consumidores em nove países, incluindo o Brasil.

Nove em cada 10 consumidores pesquisados ​​relataram que a pandemia afetou seus pontos de vista sobre a sustentabilidade ambiental, mais do que qualquer outro impacto citado, como incêndios florestais, desastres devido a eventos climáticos e cobertura de notícias sobre o assunto.

A pesquisa também revelou diferenças na opinião do consumidor entre as geografias, com os americanos pesquisados ​​relatando a menor preocupação com a sustentabilidade em muitos tópicos.

Apenas 51% dos consumidores americanos disseram que lidar com as mudanças climáticas era muito ou extremamente importante para eles – 18 pontos percentuais abaixo da média.

“Os consumidores estão cada vez mais preocupados e vocais sobre a sustentabilidade e as empresas precisam mostrar, não apenas contar, seu compromisso com este tema para manter ou ganhar credibilidade, mas para contribuir para um futuro mais sustentável”, diz o gerente geral IBM América Latina, Tonny Martins.

“Hoje, menos da metade dos consumidores confia nas declarações das empresas sobre a sustentabilidade ambiental. É nosso papel como líderes colaborar para mudar esses números, aplicando tecnologias inovadoras como IA e blockchain para aproveitar os dados e alavancar juntas empresas mais sustentáveis, sociedades e países”.

De acordo com a pesquisa, muitos consumidores estão cada vez mais dispostos a mudar a forma como fazem compras, viajam, escolhem um empregador e até mesmo onde fazem investimentos pessoais devido a fatores de sustentabilidade ambiental.

Novo comportamento nas empresas

Os colaboradores das empresas estão dispostos a aceitar um salário mais baixo para trabalhar em uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade

De acordo com a pesquisa, 71% dos funcionários e candidatos a emprego entrevistados dizem que as empresas ambientalmente sustentáveis ​​são empregadores mais atraentes.

Ao mesmo tempo, menos da metade dos consumidores pesquisados ​​(48%) confia nos compromissos corporativos com a sustentabilidade, com 64% dos entrevistados esperando um maior escrutínio público no próximo ano.

Quase metade (48%) de todos os investidores pessoais pesquisados já leva a sustentabilidade ambiental em consideração em suas carteiras de investimento e um quinto (21%) afirma que provavelmente o fará no futuro.

Foto: iStock

Leia também

Qual a importância da sustentabilidade para as marcas?

Tags

Send this to a friend