Escreva para pesquisar

Etiqueta Sustentável Linerless: webinar traz novidades da tecnologia na prática

No último dia 07 de março, a SATO Brasil, em parceria com a UPM Raflatac e a W do Brasil, realizou um Webinar para trazer novidades sobre a tecnologia de etiquetagem sustentável que tem crescido no mercado mundial: o Linerless.

Com tema “novas oportunidades para um mercado em constante mudança”, o evento abordou os principais fatores que têm levado os processos de etiquetagem a se reinventarem mundo afora, além de apresentar na prática como este tipo de etiqueta funciona.

Com o avanço da economia circular, práticas sustentáveis passam a ser adotadas pelas indústrias ao longo de toda a cadeia produtiva e não apenas em atividades da ponta, como a apresentação e a embalagem dos produtos. O Linerless, em meio a este processo, se destaca por contribuir para a redução de resíduo ao mesmo tempo em que traz ganhos logísticos às operações, acarretando um menor Custo Total de Operação (CTO).

Durante cerca de 90 minutos, além das tendências de uso da tecnologia, as empresas mostraram na prática a sua aplicabilidade. Com o auxílio de diferentes impressoras térmicas SATO, foi possível imprimir o material e apresentar suas principais vantagens em comparação às etiquetas comuns. Entenda.

Ao contrário de etiquetas autoadesivas convencionais, o Linerless é uma etiqueta que não utiliza revestimento, conforme ilustrado na imagem abaixo:

linerless

Isto significa 40% a menos de papel em sua estrutura, o que garante mais material utilizável em um mesmo rolo e menos resíduos para serem descartados.

Mais do que isso, a tecnologia linerless permite maior flexibilidade, agilidade e economia desde a impressão até a operação. Saiba mais.

Os 3 principais ganhos operacionais na impressão

1. Economia

O modo de impressão linerless não utiliza ribbon, garantindo mais economia.

2. Redução de SKU

Seu papel, de tipo contínuo, consegue imprimir mais de uma medida em um mesmo rolo e com mais material utilizável, diminuindo a necessidade de abertura da impressora.

3. Mais durabilidade

Menor desgaste da cabeça de impressão, devido a diminuição de abertura da impressora para troca de consumíveis.

Os 3 principais ganhos logísticos

1. Zero descarte

Por não ter material de revestimento, não é necessário se preocupar com descarte.

2. Ganhos de estocagem

O linerless ocupa menos espaço físico, gerando ganhos reais de estocagem.

3. Frete mais econômico

Permite cálculos mais baratos de frete, devido ao seu menor volume.

O fator ecológico: como o Linerless se traduz em sustentabilidade em 2 passos

1. Redução de resíduos

2. Diminuição da pegada de carbono

Veja o estudo de caso abaixo:

linerless estudo

* Com base no estudo de ACV da UPM Raflatac, verificado externamente e realizado com base nos princípios orientadores estabelecidos nas normas ISO 14040/44 e PAS 2050, chega-se à conclusão de que é possível reduzir consideravelmente a pegada de carbono em comparação a etiquetas convencionais.

Com quais tipos de impressoras esta tecnologia é compatível

No evento, a SATO, em conjunto com a UPM, apresentou impressoras de diferentes categorias. Começando pela CL4NX, sua impressora industrial, passando pela CT4-LX, impressora desktop inteligente, até a FX3-LX, projetada para cozinhas, finalizando com a PW4NX, mais novo lançamento da empresa na categoria de impressoras portáteis de 4 polegadas.

Para funcionar com linerless, basta a instalação de um kit em impressoras térmicas. No caso das impressoras SATO, após a instalação do acessório é possível imprimir materiais tanto com liner quanto sem liner, o que garante maior flexibilidade para as operações, que podem variar da indústria ao varejo, em setores como logística, alimentação, entre outros.

Para finalizar o evento, ainda foram apresentados os processos logísticos iniciais para a comercialização deste produto no país, conduzidos pela W do Brasil, que fará a distribuição do Linerless UPM em todo o território nacional.

Como é possível identificar em poucos parágrafos, o Linerless chega ao Brasil trazendo mais do que inovação. Esta tecnologia carrega consigo a flexibilidade e a qualidade que as operações precisam para atender aos desafios do ESG e significa ganhos reais para a logística das operações de etiquetagem e identificação.

Para assistir ao vídeo completo do evento, clique aqui.

Linerless Webinar: novas oportunidades para um mercado em constante mudança

“A UPM Raflatac, líder em sustentabilidade, vem apresentar ao mercado Brasileiro o papel Térmico Linerless que, como principal vantagem, traz 40% a menos de papel em sua estrutura. Foi um excelente espaço de troca e, nós, como UPM, estamos confiantes sobre a receptividade do mercado brasileiro”, afirma Sergio Matteo, representante de vendas da UPM no Brasil.

“Na SATO, não só no Brasil, como no mundo, nossa preocupação sempre foi responder às necessidades locais de cada operação. Entendemos que com a tecnologia Linerless o mercado brasileiro dará um passo à frente para atingir maior produtividade sem deixar de lado a responsabilidade ambiental”, comenta Juliana R. Corrêa, responsável pelo marketing da SATO Brasil.

“Nós, da W do Brasil, estamos muito felizes de participar deste projeto sustentável, que finalmente saiu do papel para se transformar numa realidade. Com nosso perfil de distribuidores de produtos para a indústria gráfica e de etiquetas já consolidado há mais de 10 anos no Brasil, mais o peso das marcas multinacionais Sato e UPM Raflatac, poderemos atender as necessidades que o mercado de etiquetas impressas por termo transferência requer. Teremos disponibilidade de atendimento em São Paulo e Santa Catarina e estamos preparados para o crescimento deste mercado no país”, pontua Pablo Baldizzoni, sócio da W do Brasil no país.

Sobre as empresas

Multinacional japonesa pioneira em soluções de auto identificação, a marca SATO está presente em 90 países, com escritório em 26. Além de integrar o Pacto Global da ONU no Japão, sua sede, a SATO está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da entidade. Com 82 anos de história, desenvolveu tecnologias sustentáveis como o econano, que visa absorver o carbono em operações.

A UPM Raflatac, fornecedora mundial de materiais para etiquetas, com crescimento e desenvolvimento contínuos desde a década de 1970, conta com produtos de papel e filme autoadesivos de alto desempenho para um amplo conjunto de usos finais. Está, acima de tudo, empenhada em trabalhar para um futuro além dos fósseis.

A W do Brasil é uma empresa dedicada à importação, distribuição e venda de filmes e consumíveis para o setor de embalagens flexíveis e impressão de rótulos, representando importantes fabricantes asiáticos e europeus, com produtos de alta qualidade.

Fotos: divulgação

Leia também

SATO lança a mais completa impressora portátil de 4 polegadas da categoria para reduzir custos ao longo do tempo

Tags