Escreva para pesquisar

Excelência, paixão e ação: atitudes para a liderança em 2020

A diretora da Kantar, Christine Pereira, lançou no dia 17 de dezembro o livro EPA! Excelência, Paixão e Ação. Para você usar as 3 inteligências, que vem acompanhado do jogo “Atitude Epa!”.

O livro e o jogo propõem de forma lúdica e reflexiva uma liderança equilibrada com o uso das três inteligências: racional, emocional e do fazer acontecer, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.

“Hoje somos muito impactados com informação. Então, vamos delegar o que puder para as máquinas e usar o nosso diferencial como ser humano, que é troca, empatia e cooperação”, disse Christine em entrevista ao Portal de Notícias GS1 Brasil.

Na obra, a autora, que é líder há mais de 25 anos em multinacionais da área de pesquisa, insights e consultoria, atribui 15 atitudes a cada uma das três inteligências, apresentando experiências pessoais ou vivenciadas com pessoas próximas para cada uma dessas atitudes.

“Epa” é uma palavra que Christine costuma utilizar em situações positivas da sua vida pessoal e profissional. É como uma marca da executiva. Aproveitando essa característica, ela mostra no livro como é possível praticar uma liderança mais humanizada e motivadora.

christine pereira diretora da kantar

Christine Pereira, diretora da Kantar, no lançamento do livro – Foto: Divulgação

“É um livro de autoconhecimento, não de autoajuda. E o jogo é uma maneira divertida para ajudar no autoconhecimento e a reconhecer as fortalezas de cada um e também as diferenças e talentos do outro”, explica a executiva.

O jogo vem com 45 cartas também relacionadas às atitudes racional, emocional e do agir. “As cartas ajudam a tornar as atitudes um hábito. Em uma reunião, por exemplo, o líder pode propor um jogo para a equipe ou dar uma carta para um colaborador em sinal de reconhecimento a uma atitude positiva dele”, sugere Christine.

Liderança fortalecida em 2020

A pedido do Portal de Notícias GS1 Brasil, Christine Pereira destaca três atitudes para os líderes colocarem em prática em 2020.

1. Sabedoria

Antes de planejar 2020, o líder pode fazer um balanço sobre quais inteligências utilizou mais em si mesmo e com as pessoas com quem se relacionou em 2019. A parti daí, traçar seu objetivo para o próximo ano.

Nesse aspecto, Christine lembra a importância de ter uma equipe com diversidade de comportamentos, atitudes e pensamentos. Ou seja, mesclar o time com pessoas com perfil E (excelência), com colaboradores que tenham o P (paixão) mais acentuado, somando com outros com perfil A (ação).

“Para atingir bons resultados, é importante ter perfis diferentes. Assim, com essas três visões, o time fica muito mais forte”, afirma.

O líder pode refletir sobre alguns pontos. Será que tem diversidade de estilos nas pessoas com quem me relaciono? Como me relaciono com pessoas diferentes e como essas diferenças contribuem para a equipe? Estamos conseguindo respeitar e potencializar as diferenças?

“O líder deve inspirar as pessoas a trabalharem melhor as suas inteligências. Fazendo um paralelo com a música,  o maestro lida com vários instrumentos e da diversidade deles tira um ótimo resultado. Assim deve ser o líder”, diz Christine.

2. Dar e receber feedback

Como líder, é importante refletir sobre o que você faz bem, o que pode continuar fazendo bem e quais as oportunidades de melhoria para 2020.

O mesmo se aplica no momento de dar feedback para a equipe.

Christine lembra: “Feedback não é julgamento. Às vezes, como líder, temos boas intenções na hora de dar feedback, mas temos de encontrar uma sintonia, porque o feedback é o alimento que as pessoas têm para agir”.

3. Celebrar

Reconhecer e celebrar as conquistas. Refletir sobre tudo o que conquistou e o que usou das inteligências racional, emocional e do agir.

Para cada pessoa que ajudou nessa conquista, é importante agradecer – não deixar para depois.

“Celebrar e agradecer geram uma energia muito boa. Às vezes, as pessoas não querem mostrar as fragilidades, mas é justamente isso que mostra que somos humanos.”

Sobre a autora

Christine Pereira é graduada em Estatística pela UFRJ, com pós-graduação em Amostragem pela Ence, MBA em Gestão de Pessoas e Negócios pela USP e pós-graduação em Estratégia Empresarial pela Universidade de La Verne, Califórnia, Christine Pereira pode ser definida como alguém apaixonada por pessoas e números.

Há mais de 25 anos atua como líder em empresas de pesquisa e consultoria como Nielsen e Kantar. Sua carreira é pautada no entendimento do consumidor, no desenvolvimento de estratégias de negócios e na obtenção de resultados através de equipes com diversidade de estilos.

Livro: EPA! Excelência, Paixão e Ação. Para você usar as 3 inteligências

Poligrafia Editora

144 páginas / vem acompanhado do jogo Atitude EPA!

R$ 49,90

Foto: iStock

Tags

Send this to a friend