A gestão de cadastro de produtos é um processo desafiador para as empresas, pois exige precisão, agilidade e padronização. A Fakini Malhas – indústria de vestuário com foco no segmento infantil de Pomerode (SC) – já enfrentou essa situação e conseguiu superá-la com o apoio da tecnologia.
“A Fakini está presente em todos os estados da federação, atendendo lojas multimarcas. Recentemente adquirimos uma operação de vestuário feminino adulto, para ampliação do mix de produtos e carteira de clientes. Temos capacidade de produzir aproximadamente 1 milhão de peças por mês, que são elaboradas em um parque fabril robusto, composto por sete plantas industriais, todas no estado de Santa Catarina. Atualmente contamos com uma equipe de mais de 1.200 colaboradores diretos e mais de 100 representantes comerciais, capazes de realizar as vendas para cerca de 10 mil clientes no Brasil e exterior”, conta o diretor de operações da companhia, Francis Fachini.
O problema enfrentado pela companhia era lançar de maneira otimizada um grande volume de dados no Cadastro Nacional de Produtos (CNP), plataforma online da GS1 Brasil que auxilia no cadastro e no gerenciamento de informações sobre os produtos das empresas associadas.
“Nosso processo de envio das informações para o CNP era totalmente manual. Uma das grandes dificuldades era a regularidade de enviar os dados. Devido a isso, geralmente, enviávamos as informações somente quanto necessitávamos de uma nova faixa de códigos GTIN. Este procedimento consumia dias e gerava muito retrabalho”, diz o gerente de TI da Fakini, Gilberto Mota.
Gilberto Mota, gerente de TI, e Francis Fachini, diretor de operações da Fakini
Em contato com a GS1 Brasil, a Fakini verificou que era possível automatizar esse processo, fazendo a integração do seu ERP com a plataforma do CNP por meio de API. Essa solução permite que empresas que já possuam seus sistemas próprios de gestão possam alimentar o CNP com os dados dos produtos e gerar os GTINs, sem a necessidade de acessar diretamente o site do CNP.
Para viabilizar isso, além do apoio da GS1 Brasil, a Fakini trabalhou em conjunto com a Consistem, fornecedora de ERP com sede em Jaraguá do Sul (SC) e há mais de 30 anos no mercado. O Consistem ERP é 100% web, modular e dá suporte gerencial e estratégico para toda a parte operacional das empresas, possibilitando personalização dos módulos de acordo com as características de cada negócio.
A Fakini já utilizava o ERP da Consistem e solicitou ajuda da empresa para fazer essa integração com o CNP. “A necessidade da Fakini era automatizar a integração para evitar erros e lentidão no envio das informações para a GS1”, conta a gestora de produtos da Consistem, Katiani Cordeiro Jantsch. “Em parceria com a Fakini, analisamos e estruturamos o escopo do projeto para atender todos os requisitos do cliente. A proposta era automatizar completamente o envio dos produtos a GS1 e agilizar este processo para a Fakini. O princípio fundamental era a segurança das informações e a coesão dos dados enviados”, explica.
Segundo Katiani, a partir dessa necessidade, a Consistem desenvolveu uma nova funcionalidade no Consistem ERP, disponibilizando uma consulta dos dados dos produtos a serem enviados para o CNP. Agora, o envio das informações pode ser realizado das seguintes formas:
Qualquer irregularidade na integração é informada através de notificações automáticas. “A integração é realizada via API, de forma rápida, segura e transparente, para garantir ao nosso cliente o envio de informações consistentes reduzindo o retrabalho e erros operacionais”, destaca Katiani. “A GS1 foi primordial para nos auxiliar neste processo, fornecendo todo o suporte necessário para viabilizar a integração e alcançarmos um resultado de sucesso”, completa a executiva.
O projeto de integração começou em fevereiro de 2020 e entrou num ritmo mais lento por conta da pandemia. Foram quase seis meses para desenvolvimento da nova funcionalidade, cuja implementação ocorreu no início de setembro. “Tudo aconteceu em tempo recorde, porque todos – as equipes da GS1, da Consistem e nós da Fakini – compramos a ideia”, ressalta Gilberto.
Como resultado, a integração proporcionou um ganho velocidade do envio das informações. “Além disso, todo o retrabalho que a Fakini tinha foi eliminado pois as informações já estavam no Consistem ERP. Os erros operacionais que antes aconteciam, agora também não ocorrem mais, pois não há interferência dos usuários na informação enviada”, diz Katiani.
Comparando o cenário antes e depois da integração, Gilberto garante que são dois extremos. “De uma operação morosa, retrabalhos e erro operacionais passamos para um processo transparente, online e sem a interferência de usuário. Com a integração, após a geração da ordem de produção o sistema automaticamente realiza o envio dos dados. Caso ocorra alguma não conformidade durante o processo de integração, o usuário é informado, procede com a correção e envia novamente”, explica Gilberto.
Para ele, os benefícios podem ser resumidos em: eficiência, agilidade e gestão. “Tudo isso em um único dashboard. Rotinas de gestão e consultas totalmente amigáveis e intuitivas. O ganho de performance no envio das informações foi absurdo. Outros fatores a serem considerados são a integridade dos dados, segurança do processo e eliminação de retrabalhos devido a problemas operacionais”, destaca o gerente de TI da Fakini. Outra vantagem é que os colaboradores da indústria ficaram com mais tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas.
Equipe da Consistem que executou o projeto na Fakini. Da esq. p/ dir.: Ramon Souza, Claudinei Vieira e Daniele Schimidt
“Para nós, participar de um projeto pioneiro é um grande privilégio. Além dos benefícios operacionais, estamos nos beneficiando da evolução tecnológica dos nossos parceiros de negócios. Gostaria de ressaltar a dedicação e parceria de ambas as empresas, Consistem e GS1. Quando se levantou a possibilidade da integração via API, não mediram esforços para fazer acontecer”, destacou Gilberto. “Da GS1, o apoio consultivo da Sra. Nicolle Castro fez a diferença. Dedicou tempo para esclarecimentos e deu suporte para direcionamento a equipe técnica, que também merece nossos agradecimentos. Da Consistem, a dedicação não foi diferente. Consultores como o Claudinei Vieira e o Rodrigo Furlaneto fizeram a diferença na idealização do projeto juntamente com a equipe de desenvolvimento”.
De acordo com Gilberto, a aposta na tecnologia para melhorar as operações e a gestão é algo que a Fakini vem investindo há alguns anos com respaldo da alta diretoria da indústria, que entendeu a importância do trabalho de governança de TI.
Tanto que a companhia já tem outros planos estruturados. Para novembro, está prevista uma nova integração do ERP com o CNP, desta vez com foco nos produtos da Angel, marca de moda feminina adquirida pela Fakini neste ano.
“Também vamos nos beneficiar dessa agilidade da integração para o nosso projeto de RFID em 2021, no qual usaremos o padrão EPC, da GS1”, conta Gilberto. Segundo ele, a empresa já está com quase tudo pronto para utilizar RFID nas peças da Angel, que têm maior valor agregado do que a linha de produtos infantis da Fakini e, por essa razão, a companhia entendeu ser mais estratégico fazer o investimento nesta tecnologia neste momento.
Já foram realizadas as provas de conceito e os testes com clientes varejistas. Agora, a Fakini aguarda a conclusão da ampliação da fábrica em Pomerode, que está sendo preparada com toda a estrutura necessária para RFID. A previsão é iniciar com esta tecnologia no primeiro semestre de 2021.
Com essas iniciativas, a Fakini prova que o investimento na padronização e na tecnologia traz benefícios para o negócio como um todo. “A integração com o CNP dá visibilidade de toda a empresa, beneficia a gestão, o financeiro, a operação, o cliente varejista, toda a cadeia e, inclusive, está nos preparando para as exigências futuras dos órgãos fiscais”, ressalta Gilberto.
A Fakini foi o primeiro cliente da Consistem a utilizar essa solução de integração do ERP com o CNP, que agora está disponível para o mercado. “Esse processo não ajuda apenas a enviar as informações para o CNP, mas ajuda a ganhar velocidade, ter segurança no envio das informações, agiliza Bloco K e a gestão do cadastro como um todo”, ressalta Katiani, da Consistem.
De acordo com ela, para iniciar o uso dessa nova funcionalidade é necessário:
Entre em contato com a Consistem Sistemas e a GS1 Brasil para a sua empresa ter mais agilidade e automação no envio das informações ao CNP.
Fotos: Divulgação
Send this to a friend