A Frutas Fava – que está há 43 anos no mercado nacional de frutas, com produção e entregas dirigidas a supermercados – adotou os padrões da GS1 em seus processos para garantir a rastreabilidade dos produtos, desde o plantio até o ponto de venda.
Localizada em Jundiaí (SP), a empresa trabalha com frutas, como mamão e laranja, mas tem a banana como sua especialidade. Neste projeto, que teve o apoio da GS1 Brasil, a companhia adotou o GTIN-13, padrão global que faz a identificação de forma única e inequívoca do produto.
O uso do GTIN-13 nas embalagens de bananas possibilitou a leitura do código de barras de forma automática, garantindo agilidade em todo processo e facilitando o cadastro do produto junto aos varejistas e parceiros comerciais, além de proporcionar a abertura de novos mercados.
“O código de barras foi muito bom para nós. Alavancamos demais as nossas vendas por garantir um processo mais rápido e dinâmico”, afirma o proprietário da empresa, Carlos Alberto Fava.
O projeto rendeu à Frutas Fava o troféu do Prêmio Automação 2019, na categoria Automação de Processos no Setor de Alimentos.
Todas as empresas vencedoras do Prêmio Automação 2019 estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem atingidos até 2030.
A iniciativa da Frutas Fava se enquadra no ODS n° 9, relacionado à Indústria, Inovação e Infraestrutura, que visa construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, além de fomentar a inovação.
*A foto de abertura retrata a entrega do troféu do Prêmio Automação 2019 para o representante da Frutas Fava, Carlos Alberto Fava (ao centro).
Foto: Marco Flavio/Orquestra de Imagens
Send this to a friend