O Grupo Mulheres do Brasil, a Rede Mulher Empreendedora (RME) e o Banco Pérola criaram o Fundo Dona de Mim com o propósito de oferecer microcrédito voltado a mulheres que atuam no regime de Microeempreendedor Individual (MEI) de diversas regiões do Brasil.
O fundo concederá créditos sem juros de R$ 2 mil ou R$ 3 mil, com uma carência de 9 meses (o tempo de uma gestação) e 15 meses para pagar, a microempreendedoras que lutam para manter ou iniciar uma atividade geradora de renda.
“Queremos que essas mulheres se instrumentalizem e possam trabalhar em suas próprias casas ou comunidades”, explica a vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil e uma das idealizadoras do Fundo Dona de Mim, Sonia Hess. “Esses 9 meses de carência são uma gestação mesmo, pois queremos ver seu negócio crescer, temos confiança nessas empreendedoras e elas em nós”.
Nessa fase piloto, o programa atenderá até 200 mulheres. Após um período de análise e ajustes o Fundo Dona de Mim poderá ser estendido para milhares de empreendedoras MEIs pelo país.
O recurso deverá ser utilizado para que elas iniciem ou mantenham atividades de geração de renda. “Além do crédito, essas mulheres terão acesso ao programa Trilha Empreendedora da RME, que consiste em 60 filmes de 5 minutos sobre essa temática, a um curso básico de Educação Financeira e mentorias para que elas tenham informação e motivação para empreender”, informa a executiva.
A captação dos recursos do Fundo Dona de Mim será feita por meio de mútuos e nesta primeira fase não serão cobrados juros ou taxas. A ideia é que o recurso devolvido pelas primeiras beneficiadas seja empregado no apoio a outra empreendedora, criando um círculo virtuoso em que os investimentos retornem para a base da pirâmide.
O programa conta com 25 apoiadoras/fundadoras, são mulheres com foco no protagonismo feminino, impactadas com a situação econômica desfavorável em que muitas mulheres se encontram. Esses aportes serão geridos pelo Banco Pérola, uma associação de crédito especializada em microempreendedores
As inscrições serão anunciadas em breve e a seleção será feita pela Rede Mulher Empreendedora. As 300 primeiras inscrições serão analisadas pelo Banco Pérola.
Para solicitar o empréstimo é necessário ser, obrigatoriamente, MEI e preencher um formulário que estará disponível na Rede Mulher Empreendedora e no site: http://www.fundodonademim.org.br.
Foto: Getty Images
Send this to a friend