Escreva para pesquisar

Geração Z: confira 9 dicas para atingir esse público

geração Z

Gabriel Pianaro, palestrante e especialista em marketing. Crédito: divulgação

A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, tornou-se uma força incontestável, ultrapassando a marca de 30 milhões de brasileiros, de acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já a pesquisa da NeoAssist, feita em 2023, revela um impacto significativo dessa geração nas formas de consumo, já que observou-se um aumento de 37,2 milhões para expressivos 45,5 milhões de consumidores online dessa geração. Além disso, mais de 70% desses jovens afirmam influenciar decisões familiares, especialmente em relação às compras de produtos. Esses números enfatizam sobre a importância dos negócios se adaptarem e reimaginarem suas estratégias de marketing, alinhando-se às preferências e valores dessa geração.

Segundo o palestrante e especialista em marketing, Gabriel Pianaro, a Geração Z, nativa digital e socialmente consciente, está rapidamente se tornando uma força influente no mercado de consumo. Em paralelo, os Millennials, pioneiros digitais, têm um papel fundamental na transformação do cenário de consumo.

“Ambas as gerações valorizam a personalização, a diversidade e buscam experiências significativas em suas interações com as marcas. Com um apetite por autenticidade e uma busca por marcas alinhadas aos seus valores, engajar esses consumidores em um ambiente saturado de informações e opções tornou-se um desafio essencial para as empresas”, explica.

Pianaro reforça que a Geração Z e os Millennials representam não apenas consumidores, mas agentes de mudança influentes, impulsionando as tendências e moldando o mercado.

“É fundamental compreender essa fatia de consumidores para criar e aprimorar estratégias de marketing que não apenas alcancem, mas também ressoem com essas audiências exigentes. Nesse contexto, contar com estratégias específicas para essa parcela de consumidores exige inovação e um planejamento focado nas principais características desse público, que são: consumo consciente, compra com propósito, consciência socioambiental, conectividade, agilidade, personalização, omnicanalidade e valorização da diversidade”, conta.

Estratégias de marketing para conquistar a Geração Z

geração z

1. Tenha propósito e foque na sustentabilidade

Com empresas buscando causas relevantes, a importância de alinhar a sua marca a um propósito vai além do lucro, significa mudar o mundo para melhor. A sustentabilidade, por exemplo, não é apenas uma opção, é uma necessidade, especialmente se o público-alvo for as novas gerações. Investir em práticas sustentáveis, como gerenciamento de resíduos eficiente, parcerias com cooperativas de reciclagem e redução de plásticos descartáveis, não só atrai a Geração Z, como é uma exigência.

2. Use as redes sociais certas para o seu público

Compreender o comportamento online do cliente é fundamental para qualquer empresa que pretende vender produtos ou serviços online e offline. Nesse ponto estar nas redes sociais certas é essencial. Para que isso aconteça, invista em pesquisas profundas que buscam entender as personas do seu negócio, quais são as redes favoritas e os conteúdos mais consumidos por elas.

3. Invista em conteúdos divertidos e compartilháveis

Não há uma receita única para o sucesso nas redes sociais, mas conteúdos divertidos, compartilháveis e rápidos são irresistíveis para a Geração Z. Mergulhar na cultura dos memes e criar conteúdos que atraiam a audiência são estratégias certeiras. A imaginação deve ser solta, mas é essencial adaptar o conteúdo ao nicho para evitar algo sem sentido ou “forçado”.

4. Tenha um site responsivo e checkout transparente

A geração mais conectada exige um site responsivo. Ter uma loja virtual não adaptada ao mobile é considerado “cringe” pela Geração Z. Layouts que se ajustam aos smartphones e um tempo de carregamento eficiente são premissas básicas. Além disso, investir em um site que ofereça uma experiência transparente de checkout é fundamental para empreender com sucesso.

5. Use influenciadores digitais e tenha posicionamento

A Geração Z é altamente influenciada por criadores de conteúdo, sendo assim investir em parcerias com influenciadores certamente é uma estratégia poderosa. Nesse ponto, foque em escolher alguém alinhado aos valores da marca para que a parceria gere o engajamento necessário. Além disso, é importante que a sua marca se posicione sobre assuntos relevantes, mostrando apoio a causas sociais com autenticidade.

6. Ofereça experiências personalizadas e atendimento omnichannel

A Geração Z busca experiências, não apenas produtos, portanto as estratégias de marketing devem focar em oferecer experiências diferenciadas, que podem ir desde enviar brindes com as compras, até inovações como provadores virtuais para lojas de roupas. Também é importante oferecer um atendimento multicanal, pois a imediatez é muito valorizada por esse público. Boas ideias são os chatbots, bases de conhecimento e FAQs, que são ferramentas simples e que proporcionam um atendimento eficaz.

7. Use as provas sociais a seu favor

Provas sociais, como avaliações de produtos, são essenciais para conquistar a confiança do consumidor da Geração Z e Milleniuns, uma vez que essa é a principal referência que eles irão buscar antes de finalizar a compra. Lembra-se que boas avaliações atraem mais vendas e aumentam a reputação da marca.

8. Fuja do marketing tradicional e tenha promoções atraentes

A Geração Z é diferente das anteriores, e o marketing tradicional pode não funcionar, sendo assim, investir em estratégias modernas e criativas é fundamental. Promoções atraentes, como relâmpago, combos, cupons de desconto e frete grátis, são ferramentas poderosas para conquistar esse público.

9. Construa uma comunidade online

Incentivar a criação de comunidades é vital para lidar com a Geração Z. Criar hashtags, interações nas redes sociais, repostar compras de clientes e promover a marca através de engajamento são estratégias eficazes que ajudam a construir uma comunidade online que fortalece o relacionamento com os consumidores.

As dicas deste texto são do palestrante, mentor e conselheiro de marketing, Gabriel Pianaro.

Foto: iStock

Leia também

No País, 89% dos millenials desistem de compras por ruptura

Tags

Send this to a friend