Escreva para pesquisar

A nova era do Gerenciamento por Categoria e o QR CODE PADRÃO GS1

Desde sua criação, o Gerenciamento por Categoria (GC), como é conhecido, surgiu como resposta para as grandes mudanças que vinham ocorrendo no ambiente competitivo do varejo.

Desde então, continua sendo uma ferramenta de extrema relevância para melhorar a experiência de escolha, compra e decisão de consumidores e shoppers, uma vez que atua de maneira integrada para melhorar as decisões em todos os Ps – produto, preço, promoção, prateleira (abastecimento e exposição).

Considerando o “boom” das novas formas de se atuar no varejo, seja no ambiente físico e/ ou no digital: compre e retire, apps, WhatsApp, para citar algumas – novas necessidades e adaptações vem sendo adotadas para o aprimoramento e desenvolvimento deste modelo de gestão.

Uma destas adaptações versa sobre a disponibilidade de inúmeras tecnologias e ferramentas que agregam novas possibilidades e valor ao GC.

Neste artigo quero falar sobre o QR CODE PADRÃO GS1 e seu papel no gerenciamento por categoria.

Por que o QR CODE PADRÃO GS1 é tão relevante para o GC?

O QR CODE PADRÃO GS1 é um código bidimensional com capacidade de armazenar uma grande quantidade de informações em um espaço pequeno, facilitando a identificação e rastreamento de produtos, links e muito mais.

Por isso, torna-se uma ferramenta relevante aos processos de GC, e portanto, passam ser utilizados em diversas áreas, como logística, marketing, saúde e entretenimento.

Dada sua capacidade de armazenamento de dados, pode ser usado para identificar produtos e categorias específicas, facilitando o rastreamento de estoque, a organização de produtos nas prateleiras e a análise de vendas por categoria.

Além disso, o QR CODE PADRÃO GS1 pode conter informações adicionais sobre os produtos, como preço, data de produção, data de validade e nº de lote, ajudando os gestores a tomar decisões mais consistentes sobre o estoque e a disponibilidade dos produtos.

Vantagens na adoção

Adotar o QR CODE PADRÃO GS1 no GC pode trazer várias vantagens. Cito algumas:

1. Identificação mais eficiente

Diante da capacidade de armazenamento, permite uma identificação mais precisa e detalhada dos produtos e categorias.

2. Rastreamento mais preciso

Por meio do QR CODE PADRÃO GS1, é possível rastrear os produtos em tempo real, facilitando a gestão do estoque e a reposição de produtos de acordo com a demanda. Lembrando que a disponibilidade de produto é uma palavra de ordem no GC!

3. Análises de dados mais robustas e aprimoradas

Como podem conter informações detalhadas sobre os produtos, permite maior facilidade na análise de vendas por categoria e a identificação de tendências de mercado.

4. Redução de erros

Diante da capacidade de armazenamento, há menor risco de erros na identificação e classificação dos produtos, o que pode levar a uma maior eficiência operacional.

5. Melhor experiência do cliente

Seja pela capacidade de identificar rapidamente os produtos e categorias e, com isso, reduzir o tempo de espera e facilitar a localização dos produtos desejados; seja por propiciar acesso a conteúdos específicos sobre o produto (detalhes do item, instruções de uso, receitas), avaliações de outros clientes ou até mesmo ofertas exclusivas, permitindo uma experiência personalizada e interativa contribuindo para uma jornada de compra mais envolvente; seja pela leitura rápida e fácil do QR CODE PADRÃO GS1 no ponto de venda (PDV), agilizando o processo de escolha e compra e melhorando a satisfação do cliente.

Em resumo, a adoção do QR CODE PADRÃO GS1 no GC pode ajudar a melhorar a eficiência operacional e produtividade, aprimorar a experiência do cliente e fornecer dados mais precisos para tomada de decisões estratégicas e sobre as táticas da categoria.

Artigo escrito por:

Fatima Merlin é fundadora e CEO da Connect Shopper, Conselheira, Board Advisor, Mentora e Palestrante. Mestre em comportamento do consumidor, MBA em Marketing, economista, especializada em varejo, pesquisa em marketing, gerenciamento por categoria e shopper atuando há mais de 30 anos nestas áreas. Professora de Varejo, Pesquisa de Marketing e Comportamento do Consumidor. Desenvolveu carreira executiva em varejista farma, supermercados, na Associação Brasileira de Supermercados e Kantar WorldPanel.

É articulista em diversas revistas especializadas como SuperHiper, Super Varejo, Supermercado Moderno e Guia das Farmácias. Palestrante em diversos eventos empresariais e instituições de renome. Autora dos livros: Meu cliente não voltou, e agora? Volumes 1 e 2 e Shoppercracia: o gerenciamento por categoria do planejamento à execução, além de uma versão em inglês Shoppercracy (ebook) e o livro Varejo Conectado: Decisões Orientadas por Dados, pela editora Poligrafia e Experiência do Cliente e Conselheiro Estratégico pela Academia Europeia de Alta Gestão.

Leia mais

www.codigo2d.com.br

https://www.gs1br.org/codigos-e-padroes/o-que-voce-precisa/codigo-2d

https://noticias.gs1br.org/qrcorde-codigos-2d-gs1-datamatrix-diferencas/

https://www.gs1.org/standards/barcodes/2d

https://www.gs1.org/industries/retail/2D-barcodes

Alguns cases de empresas que já aderiram

https://www.youtube.com/watch?v=PBvYBg8iijg&pp=ygUOMmQgYmFyY29kZSBnczE%3D

https://www.youtube.com/watch?v=F6tbOVjMFQM&pp=ygUTMmQgcHJlbWlvIGF1dG9tYWNhbw%3D%3D

https://www.youtube.com/watch?v=RGQjeab0x30&pp=ygUTMmQgcHJlbWlvIGF1dG9tYWNhbw%3D%3D

https://www.youtube.com/watch?v=h0v7A3Sm5ps

Tags