Escreva para pesquisar

Varejo no GS1 Talks: como fazer a gestão inteligente?

Em mais uma edição do GS1 Talks, realizada no evento Brasil em Código, o maior encontro de inovação e tecnologia do país, tivemos a oportunidade de conversar com Nilton Barbosa, Diretor da Divisão de Software da Alticomp.

Nilton destacou os principais desafios enfrentados pelo varejo, especialmente quando se fala em organização.

Grandes organizações têm essa organização como parte de sua cultura, mas no cenário das médias e pequenas empresas, esse desafio torna-se mais acentuado.

Muitas vezes, essas empresas focam somente nas vendas e, não raro, são surpreendidas com resultados negativos no fim do mês. O principal ponto levantado por Nilton foi a falta de organização. “Estabelecer rotinas e medir resultados pode oferecer uma clara noção de onde estão as oportunidades e os pontos que necessitam de melhoria”, alerta.

Tecnologia como aliada do varejo

Quando questionado sobre como a tecnologia e a automação podem auxiliar nesse desafio, Nilton explicou que a Alticomp, com 10 anos de trajetória, trabalha com soluções que melhoram a produtividade das empresas.

A empresa oferece soluções que vão desde leitores de código de barras até impressões de etiquetas e coleta com drones.

Ao integrar hardware e software, é possível mapear produtos, criar mapas de calor e analisar áreas de maior venda ou problemas de preço, otimizando assim o posicionamento de produtos nas lojas.

Essa inteligência pode ajudar na gestão por categorias, permitindo que o varejista saiba onde colocar um produto de forma estratégica para maximizar as vendas.

Localização dos produtos no varejo

Nilton enfatizou que a localização de um produto pode significativamente impactar os resultados de venda.

Além disso, a Alticomp permite estabelecer rotinas de trabalho, com alertas para operadores sobre tarefas específicas, como auditorias de preços ou inventários.

O sistema também pode alertar sobre necessidades de reposição de produtos, otimizando o processo e evitando rupturas.

Nilton concluiu sua participação destacando a importância do evento Brasil em Código para a Alticomp.

Nesta primeira exposição da empresa, a experiência segundo ele foi altamente positiva, reforçando a relevância da tecnologia e inovação no setor varejista.

Assista a este episódio do GS1 Talks

Foto: reprodução e iStock

Leia também

GS1 Talks: como a Inteligência Artificial impacta os negócios?

 

Tags