Escreva para pesquisar

GIC estará presente no Brasil em Código 2024 com novidades

Em uma entrevista para o Portal de Notícias da GS1 Brasil, Ivan Fernandes, CEO da GIC Brasil, compartilha insights sobre a trajetória inovadora da empresa desde sua fundação em 2001.

Com foco no desenvolvimento de soluções para o setor varejista, Fernandes discorre sobre as estratégias que colocaram a GIC no centro das atenções no mercado de automação tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Ivan Fernandes da GIC Brasil

Ivan Fernandes da GIC Brasil. Crédito: divulgação

Nesta conversa, ele também detalha a participação estratégica da empresa no evento Brasil em Código 2024 e a parceria de longa data com a GS1, evidenciando como essas colaborações têm sido essenciais para o crescimento e a inovação contínua da GIC. Confira!

Como a história da GIC, fundada em 2001, influenciou sua trajetória no desenvolvimento de soluções para o setor varejista?

A nossa jornada teve início com uma curiosidade em compreender a cadeia de suprimentos no Brasil, percebendo a necessidade de atualizar as soluções de software nesse contexto.

Assim, iniciamos nossos trabalhos de consultoria em logística, focando principalmente em armazéns e utilizando o WMS. Posteriormente, expandimos nossas atividades para a rastreabilidade de explosivos, em colaboração com tecidos e o Exército brasileiro.

Em 2008, surgiu um desafio significativo quando o Atacadão nos procurou para rastrear as operações no chão de loja do varejo, pois existia uma lacuna entre a entrada e a coleta dos produtos até a saída pelo PDV, e aceitamos esse desafio.

A partir de agosto de 2008, começamos a desenvolver a solução RUB para o varejo, que se tornou líder de mercado e contribuiu para melhorar a comunicação, visibilidade e transparência em todas as operações no chão de loja. Nosso objetivo é transformar o ecossistema do varejo por meio das nossas soluções.

Como a GIC destaca no cenário brasileiro e internacional no setor de automação?

A GIC Brasil tem sido uma pioneira na automação das operações de varejo, deixando uma marca significativa na história do setor. Acreditamos firmemente no potencial de crescimento global da nossa empresa.

Nossa capacidade de lidar com a alta complexidade do mercado brasileiro e nossa competência no setor nos posicionam como líderes que podem influenciar positivamente o cenário global do varejo.

Quais são as principais características e benefícios das soluções da GIC que serão apresentadas no Brasil em Código 2024?

Vamos apresentar no evento nosso carro-chefe e líder de mercado, o RUB: solução que simplifica e agiliza as tarefas operacionais da loja, assegurando uma organização eficiente e a reposição constante das prateleiras, impulsionando suas vendas e garantindo a satisfação dos clientes.

Uma das novidades da solução é a atualização do módulo de questionário que otimiza os resultados já proporcionados pelo RUB na operação da loja padronizando processos, melhorando o desempenho das equipes e garantindo qualidade consistente no atendimento e nos serviços oferecidos.

Qual a importância da parceria com a GS1?

A colaboração com a GS1 Brasil desempenha um papel crucial na redução de atritos na comercialização, no entendimento e na clareza das mensagens quando tratamos da integração de um novo produto e sua transferência em toda a cadeia logística.

Buscamos integrar a rastreabilidade em nossas soluções, observando que isso facilita e otimiza significativamente a melhoria e a qualidade do ecossistema do varejo.

Como a GIC enxerga a importância de sua participação no Brasil em Código? Há quantos anos a empresa participa do evento?

A participação da GIC no Brasil em Código é de extrema importância para nossa empresa. Estamos envolvidos nesse evento há três anos, em parceria com a GS1 no Brasil.

Estar em parceria com a GS1 nos permite aprimorar e otimizar nossos processos, contribuindo para a eficiência e aprimoramento contínuo do mercado.

De que maneira as soluções da GIC podem contribuir para os desafios e oportunidades do Brasil em Código?

Nosso maior desafio reside na integração aprimorada dos códigos, passando a fornecer informações de alta qualidade para o varejo, a indústria e o usuário final.

Acreditamos que o GIC tem desempenhado um papel fundamental ao incorporar essas informações dos códigos em nossa solução para o chão de loja, disponibilizando todas as informações relevantes. Além disso, estamos totalmente alinhados com as novas informações dos códigos da GS1 e as utilizamos de acordo com a legislação em vigor.

Quais são as expectativas da GIC em relação à interação com outros participantes e possíveis parcerias realizadas no evento?

Certamente, essa oportunidade trará diversos benefícios. Estar em contato com indústrias, fabricantes, formadores de opinião e nossos clientes-alvo é essencial para compreender o mercado e acompanhar as práticas em vigor.

A troca de informações é de extrema importância para estimular novas conversas entre os executivos e, consequentemente, gerar novas ideias.

Como a empresa trabalha para fortalecer suas parcerias e se estabelecer em novos mercados?

Estamos presentes na América Latina com clientes na Colômbia e no Panamá. Inclusive temos uma operação no Panamá em que a GS1 Brasil nos ajudou bastante com a comunicação para entendermos um pouco mais do mercado. Nosso propósito é levar essa evolução, como conformidade, qualidade, essa riqueza de informação que nós temos no Brasil também para a América Latina.

Quais são as principais tendências que a GIC identifica no setor de varejo e automação?

Falando sobre tendências vimos lá atrás o movimento de metaverso. Agora nós temos a inteligência artificial que está mostrando que veio para ficar. Eu acredito que o futuro será uma combinação híbrida de tecnologia avançada e operações eficientes, onde veremos uma nova geração adotando compras virtuais/online enquanto outra parte continua com compras tradicionais no varejo.

Essa integração será um desafio importante para o Brasil nos próximos anos.
Foto: iStock

Leia também

Compex marca presença no Brasil em Código 2024 com novas soluções 

Tags