Escreva para pesquisar

GIC lança solução de automação para o varejo

A GIC Brasil, que atua com soluções de automação para a operação física do varejo supermercadista, lança nesta semana o GondolEye, uma novo produto para a gestão da exposição de mercadorias, por meio do reconhecimento de imagens.

O GondolEye foi desenvolvido pelo laboratório de inovação da GIC, em Alphaville (SP), e funcionará por meio de câmeras digitais e de robôs programados para a captura e processamento de imagens, utilizando algoritmos de reconhecimento e inteligência artificial para análise das informações.

“Estamos desenvolvendo aperfeiçoamentos e novos produtos desde 2018, quando percebemos que o varejo começava a retomar os investimentos em tecnologia, uma tendência neste momento. Estamos preparados para atender nossos clientes, reduzindo perdas e otimizando receitas potenciais”, diz o fundador e CEO da GIC, Irineu Fernandes.

A apresentação ao mercado será feita no dia 25 de setembro de 2019, durante a Conferência GIC Amplia – Como Cortar Custos e Ampliar a Visão através da Tecnologia, em São Paulo (SP), que vai celebrar os 20 anos da empresa.

A conferência será voltada para clientes, parceiros institucionais e funcionários da GIC Brasil. Nela, serão abordados alternativas para gestão mais eficaz e novos potenciais com o uso da tecnologia, além de relembrar os principais momentos da empresa, como o ingresso no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da GS1 Brasil, que apoia o evento. O CIT é um espaço onde as soluções de automação e os padrões GS1 são demonstradas na prática, simulando a aplicação em vários setores do mercado.

Reconhecimento de imagens

O GondolEye é formado por câmeras digitais e robôs prototipados internamente e capazes de capturar imagens das gôndolas do varejo e de transmitir informação para análise em tempo real sobre oferta de produtos, sortimento e outras tarefas.

Na prática, o novo produto chega para potencializar as funções já desenvolvidas pelo RUB, sistema de gestão e movimentação de produtos em lojas criado pela GIC e já implementado em cerca de 800 lojas de 27 redes do varejo, atacado e atacarejo na América Latina.

“Antes de implantar o sistema em nossas lojas, a média das rupturas de exposição girava entre 15% e 20%. Com a implantação do RUB, esta taxa tem caído, em poucos meses, para 2%”, conta o diretor de TI da rede São Roque, que este ano completou a implantação do sistema em todas as 19 lojas em dez municípios do interior paulista. A rede desenvolve projeto-piloto para a implantação, agora, do novo sistema de reconhecimento de imagens via câmeras e robô.

Outras inovações

O RUB é um sistema complexo que atua de forma simples e eficaz. Atualmente com 30 funcionalidades, o RUB diagnostica a situação desde a entrada do produto na loja até a chegada ao checkout, passando por análise detalhada de fluxos e processos, como diagnóstico do estoque, oferta de produtos nas prateleiras e data de validade.

A GIC também apresentará nesta semana um conjunto de inovações no sistema RUB: VUE (nova interface gráfica), RUB Analytics (relatórios dinâmicos em dashboards) e treinamento por EAD (Ensino à Distância).

Com a nova interface gráfica e design responsivo, a experiência para o usuário do RUB torna-se mais fácil de utilizar. Em fase de desenvolvimento, o novo RUB Analytics permitirá a gestão da informação com mais eficácia, favorecendo a análise de dados em telas de consulta com maior variedade de parâmetros de informação.

“O RUB é um mensageiro com grande acurácia e assertividade. Investimos este ano em novas agregações, formatos de visualização. Informação é Poder. Ao mesmo tempo em que agregamos mais dados para a inteligência dos negócios, estamos simplificando sua utilização”, conta Fernandes, citando que a nova versão do Analytics viabilizará o cruzamento de dados de tarefas realizadas por meio do RUB por lojas e no total da rede.

Já o objetivo principal do EAD será acelerar o ciclo do treinamento de utilização dos produtos atuais do portfólio da GIC, atendendo as necessidades dos clientes. “Esta é uma semana importante para a família GIC. Vamos celebrar as conquistas nestas duas décadas e agradecer aos nossos clientes e funcionários esta jornada de prosperidade compartilhada”, conclui Fernandes.

 

Foto: iStock

 

Tags

Send this to a friend