Escreva para pesquisar

GIC oferece solução automatizada para gestão de supermercados

A GIC, empresa de inovação e tecnologia especializada em soluções de automação para supermercados, vem apoiando as redes de varejo nas novas demandas e desafios gerados pela crise da Covid-19. Com o sistema RUB de gestão em loja, a empresa trabalha ao lado do setor para expandir a eficiência operacional, aumentar a produtividade das equipes e a rentabilidade do varejo alimentar.

O RUB gerencia processos, fluxo de pessoal e a movimentação de produtos em mais de 800 lojas das principais redes supermercadistas, em todo o Brasil. São mais de 15 mil colaboradores usuários do sistema, por meio de aparelhos mobile. Além disso, a companhia oferece o sistema GondolEye de captura de imagens, que monitora  corredores de gôndolas com câmeras digitais e robô, em complemento ao RUB.

“Os canais digitais deram mais alternativas e poder de compra aos consumidores. O desafio de ter a loja e a expedição das mercadorias prontas para o atendimento contaram demais no começo da crise. E farão também a diferença nas próximas etapas da pandemia, como a flexibilização do isolamento social, e no futuro do varejo”, afirma o fundador e CEO da empresa, Irineu Fernandes.

Segundo ele, em 2019, a empresa iniciou e consolidou investimentos em Infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), Ensino à Distância (EAD), criação da Diretoria de Atendimento e o novo Sistema de Reconhecimento de Imagens, o GondolEye.

Solução RUB

A GIC está presente em quatro países – Brasil, Colômbia, Panamá e Angola – com seu sistema automatizado de gestão para o varejo alimentar. O RUB trabalha com banco de dados robusto e oferece mais de 30 funcionalidades para a gestão operacional em lojas físicas e tornando a retaguarda das vendas digitais mais eficiente.

O sistema acompanha em tempo real a movimentação de produtos. Emite tarefas imediatas quando detecta problemas como falta de produto na gôndola, proximidade da data de validade do produto, diferença entre preços e etiquetas expostas, necessidade de acelerar a fila para o check out.

“O RUB gera auditorias exatas com as informações que recebe no coletor, facilitando o processo e gerando relatórios assertivos com números de frentes, estatísticas de reabastecimento, índices de rupturas operacionais e comerciais e apontando as tarefas corretivas. Uma ferramenta que fortalece o setor”, avalia a sócia-fundadora da Connect Shopper e conselheira da GIC, Fátima Merlin.

Os dados de performance indicam que o RUB reduz os índices de ruptura nas gôndolas de 35% para 5% ou menos do total exposto, em dois ou três meses. O sistema aumenta a produtividade e reduz o tempo de execução de auditorias, como as de presença e de etiquetas, dentre outras funcionalidades ainda mais necessárias no cenário da pandemia. Segurança nas lojas, redução da ocasião de compras e maior atenção ao sortimento físico e ofertas nos diferentes canais são novas tendências, que vieram para ficar.

As tendências para o futuro do varejo exigem ajustes cada vez mais rápidos nas operações, como potencializar a capacidade de resposta ao avanço do e-commerce. Pesquisa da Kantar Worldpanel indica que acima de 80% dos shoppers no Brasil seguirão usando os canais digitais depois da crise do coronavírus. Para garantir e otimizar o atendimento nas vendas online, o RUB atua estruturando e otimizando o picking (separação e organização de produtos para entregas), conferindo precisão e maior velocidade ao processamento dos pedidos.

Modernas tecnologias

As soluções da GIC embarcam tecnologia de ponta, como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Computer Vision e a utilização de algoritmos, como os de reconhecimento de imagens.

Há 20 anos no mercado, a empresa desenvolve seus produtos internamente no GIC Labs e mantém intercâmbio com instituições internacionais. O laboratório de pesquisa e desenvolvimento fica na sede da empresa, em Alphaville (SP). A GIC integra o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da GS1Brasil.

Foto: Getty Images

Tags

Send this to a friend