Escreva para pesquisar

Google lança ferramenta para doações e vale-presente para PMEs

O Google passou a disponibilizar links para que empresas recebam doações e vales-presentes diretamente na Busca. Segundo a companhia, o recurso é reflexo de um desejo das pessoas em ajudar as pequenas e médias empresas (PMEs) nesse momento, já que em março, em meio à pandemia, o interesse de busca no termo “como ajudar” subiu 27% na comparação com fevereiro no Brasil.

Por meio de seus perfis no Google Meu Negócio, os empreendedores poderão adicionar um link para doações, um link de venda de vale-presente ou ambos. Além disso, é possível publicar uma mensagem, informando aos clientes como a renda arrecadada será usada. Os novos recursos estão disponíveis desde ontem, 18 de junho.

Para o lançamento da ferramenta, o Google fechou parceria com o PayPal, que ajudará a realizar o trâmite das doações, assim como SumUp, Beleza Amiga, Abacashi e PagPerto.

Apoio na divulgação no Google Maps

Além dos links para doações e vale-presente, o Google também anunciou os Promoted Pins, ferramenta que ajuda as empresas locais a se destacarem exibindo o Pin (marcador) no Google Maps com o logotipo do segmento de atuação.

Até setembro de 2020, os Promoted Pins serão gratuitos para as PMEs que usam Campanhas Inteligentes. Isso quer dizer que elas não serão cobradas quando um usuário clicar ou ligar para a empresa a partir do marcador. Isso permitirá que destaquem serviços, como retirada no estabelecimento ou delivery/entrega no Google Maps.

Outras iniciativas para PMEs

Os lançamentos fazem parte das iniciativas do Google para ajudar as PMEs, que foram  bastante impactadas durante o isolamento social. Nesse período, o gigante também lançou o botão de “Temporariamente Fechado” no Google Meu Negócio e o YouTube VideoBuilder, ferramenta gratuita que transforma imagens estáticas e texto em vídeos curtos, de até 15 segundos.

A companhia disponibiliza, ainda, outras ferramentas e recursos no site g.co/EmCasa e lives semanais com conteúdos e dicas sobre como anunciar nas plataformas do Google.

Em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, lançou o programa “Mentoria Cresça com o Google”, em que 5 mil empreendedores podem tirar dúvidas e receber orientação online de profissionais sobre as principais áreas da rotina de uma empresa que foram impactadas durante a pandemia.

O Google também destina cerca de US$ 1 bilhão para apoiar pequenas empresas e iniciativas humanitárias no mundo todo. Desse valor, US$ 340 milhões em créditos no Google Ads são destinados para todas as PMEs que tenham mantido contas ativas ao longo do último ano. Os avisos de créditos disponíveis vão aparecer na conta Google Ads das empresas brasileiras até o final de junho e poderão ser usados a qualquer momento até o final de 2020, em todas as plataformas publicitárias do Google.

Foto: Getty Images

Tags

Send this to a friend