Escreva para pesquisar

Google oferece programa gratuito de mentoria para PMEs

Com o objetivo de apoiar as pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras durante a pandemia da Covid-19, o Google apresenta o programa de Mentoria Cresça com o Google. Por meio dele, empreendedores podem tirar dúvidas e receber orientação de profissionais sobre as principais áreas da rotina de uma empresa que foram impactadas na pandemia.

O programa terá mais de 30 mentoras selecionadas por meio de uma parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME). Durante dois meses, os interessados poderão agendar reuniões de 30 minutos com as mentoras. No total, serão oferecidas 120 sessões de mentoria on-line diárias, totalizando 5 mil ao final do período. Os interessados poderão escolher entre seis temas:

• Vendas on-line: Saiba como oferecer o seu produto na Internet, como funciona o processo de vendas on-line e quais técnicas você deve utilizar. Além de como montar uma estratégia de vendas e quando abrir uma loja virtual.

• Finanças e Contabilidade: Receba dicas sobre planejamento financeiro, organização de fluxo de caixa e como ter acesso a créditos ou empréstimos. Entenda como as ações governamentais impactam autônomos, como MEIs.

• Inteligência Emocional para Empreendedores: Aprenda a identificar as suas emoções e lidar com elas. Saiba como equilibrar trabalho e família, tomar decisões mais assertivas e exercer um papel de liderança nesse período.

• Inovação e Modelos de Negócios: Tire suas dúvidas sobre quais inovações podem ser colocadas em prática agora. Aprenda como executar um novo modelo de negócio para aumentar a sua receita.

• Apoio Jurídico: Receba orientação profissional sobre como proceder com contratos, como gerenciar fornecedores e colaboradores. Conheça mais sobre questões trabalhistas e tributárias.

• Marketing Digital: Como melhorar a divulgação on-line do seu negócio, atrair novos clientes e fazer melhor uso das ferramentas disponíveis no mercado de acordo com o perfil da sua empresa serão alguns dos temas abordados nessa mentoria.

Apoio para PMEs e mentoras

De acordo com a empresa, a mentoria foi criada para apoiar as PMEs no momento de incerteza gerado pelo surto de COVID-19. De acordo com um estudo do Sebrae, cerca de 13 milhões de PMEs sofrerão os impactos da crise ocasionada pela pandemia.

Além disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) já aponta que as empreendedoras estão sendo mais afetadas pela situação, já que o trabalho doméstico aumenta ao mesmo tempo em que a renda diminui. De acordo com a RME, 38% das empreendedoras brasileiras tem o seu negócio como principal fonte de renda da família.

Dessa forma, a Mentoria Cresça com o Google auxiliará ambos os lados: os empreendedores que precisam de ajuda durante esse período de incerteza e as mentoras, que vão receber uma renda extra por participarem do programa.

O Cresça com o Google tem como objetivo oferecer conteúdos e ferramentas para o aprimoramento de habilidades, carreiras e negócios. Desde 2017, o projeto capacitou mais de cem mil pessoas presencialmente. “Com a pandemia do COVID-19, pequenas e médias empresas precisam, mais do que nunca, ajuda para manter seus clientes, receitas e funcionários. A Mentoria Cresça com o Google vem suprir essa demanda de conhecimentos técnicos e suporte emocional nesse momento tão difícil para os empreendedores brasileiros”, afirma o head de marketing do Google Brasil, Valdir Leme.

O agendamento para as sessões de mentoria já está aberto e pode ser feitos por meio do site g.co/EmCasa até o final de junho de 2020. É necessário ter uma Conta Google para realizar a inscrição e há o limite participação em uma mentoria por tema a cada 30 dias.

Foto: Getty Images

Tags

Send this to a friend