Escreva para pesquisar

GS1 apoia trabalho assistencial da Associação Saúde Criança

A GS1 Brasil, por meio do seu Programa Sustentabilidade em Código, apoia instituições sociais de diferentes locais do Brasil e que são agentes de transformação social. Entre elas, a Associação Saúde Criança (ASC), fundada pela médica e clínica geral Dra. Vera Cordeiro.

Ao atender os pacientes na pediatria do Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, onde trabalhou por 20 anos, ela percebeu que, apesar de conseguir tratar a doença, as crianças voltavam para suas casas e encontravam condições precárias em virtude do desemprego e da situação de miséria da família. Por conta disso, não tinham um resultado satisfatório no tratamento de saúde.

Essa frustração motivou a criação de um movimento dentro do hospital e junto à sociedade civil para fundar, em 1991, a Associação Saúde Criança, que tem a proposta de reestruturar famílias de crianças com doenças crônicas e vítimas da desigualdade social.

izabel de oliveira da associação saude criança

Izabel de Oliveira, do Saúde Criança

“A Dra. Vera percebeu que o que estava por trás dos casos de reinternação das crianças era a pobreza das famílias, e não as doenças em si. Então, dentro da Associação criou o Plano de Ação Familiar, que agrega cinco áreas: Saúde e Nutrição, Educação, Cidadania, Moradia e Renda. Hoje, atendemos famílias de todo o estado, encaminhados do Hospital da Lagoa ou de outras entidades, como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), escolas municipais e outros”, explica a líder de captação com empresas da Associação Saúde Criança, Izabel de Oliveira.

Como resultado desse trabalho, a principal conquista é a transformação das famílias atendidas. “Mais do que tratar das crianças, conseguimos, com essa ação, uma transformação social das pessoas envolvidas. Tiramos as famílias do patamar de extrema pobreza para que tenham dignidade e autonomia”, comemora Izabel.

Com sede no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), e unidades espalhadas pelo estado fluminense, atualmente o Saúde Criança atende cerca de 300 famílias, impactando cerca de 14 mil pessoas.

curso para familias na associação saude criança

“Os envolvidos participam da ação durante dois anos e, além da assistência, todas elas têm metas a serem cumpridas, como cursos ou planos de educação que precisam ser concluídos para que sigam participando. E é muito raro saírem. Todos eles ficam muito motivados ao verem as mudanças, de fato, acontecerem”, conta Izabel.

 

O trabalho da entidade é reconhecido globalmente, tanto que pelo oitavo ano consecutivo o Saúde Criança foi eleito a primeira ONG de maior impacto na América Latina e 21ª do mundo, pelo ranking da entidade suíça NGO Advisor.

Importância dos parceiros

Com a pandemia da Covid-19, a Associação Saúde Criança desenvolveu três mutirões para a entrega de kits de limpeza, medicamentos, leites especiais e cartões de alimentação para as famílias.

“Tivemos a entrada de 50 famílias por conta do novo cenário. Mas apesar do aumento da demanda, tivemos muito apoio para seguir nosso trabalho. Num período de seis meses, conseguimos captar cerca de R$ 1,3 milhão, o que é uma grande vitória”, diz Izabel, acrescentando que os custos anuais para manutenção da entidade são de R$ 5,2 milhões, em média.

Portanto, sem o apoio dos parceiros, ações como essas não poderiam ser viabilizadas. A entidade tem, assim, várias fontes de captação, que vêm das mais diversas áreas, sejam de empresas ou pessoas físicas.

“O apoio de entidades como a GS1 Brasil é maravilhoso. Além da ajuda financeira, a entidade também nos apoia na divulgação das nossas ações, levando nossa mensagem para diversas pessoas e empresas”, ressalta Izabel.

Como todo o apoio conquistado, a entidade já pensa no futuro e revela que está passando por uma campanha de rebrading, justamente porque a Associação ultrapassou a fronteira da saúde das crianças.

“Hoje, nosso principal escopo é erradicar a pobreza. Nossa nova campanha deve ser lançada no final de outubro”, revela Izabel.

Saúde Criança

Endereço: Rua das Palmeiras, 65 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 2286-9988

Site: www.saudecrianca.org.br

E-mail: saudecrianca@saudecrianca.org.br

Fotos: Divulgação Saúde Criança

Leia também

Conheça as ações sociais da GS1 Brasil

Tags

Send this to a friend