O Programa Sustentabilidade em Código, da GS1 Brasil, reúne de maneira estratégica todas as ações da entidade na área, contribuindo com uma série de instituições de diferentes locais do País.
Para mostrar como funciona o braço social do programa, o Portal de Notícias da GS1 Brasil tem desenvolvido uma série de reportagens para apresentar o trabalho das organizações apoiadas, como é o caso da Casa da Criança Paralítica de Campinas (CCP).
A entidade foi fundada em 1954 pelo Dr. Ernani Fonseca que, na época, se sensibilizou com a situação das vítimas do surto de poliomielite. Com a ajuda da comunidade e do Rotary Club Norte, foi criada a Sociedade Campineira de Recuperação da Criança Paralítica, como era chamada na época.
“Em 1965, recebemos da Prefeitura Municipal de Campinas a doação de um terreno e, dois anos depois, a Construtora Lix da Cunha fez a sede que está funcionando até hoje. Estamos instalados no bairro Parque Itália, em Campinas”, conta o analista de comunicação da CCP, Raphael Evangelista.
Segundo ele, o foco da entidade é promover a reabilitação e a transformação da vida da pessoa com deficiência física, respeitando o seu direito e dignidade.
A CCP atende a população da região metropolitana de Campinas de forma gratuita. Ao longo da história da entidade, já foram atendidas aproximadamente 15 mil pessoas. Até o fechamento desta reportagem, 368 crianças estavam em tratamento.
A entidade desenvolve uma série de ações em prol das crianças, a exemplo da Oficina Locomover, que faz a manutenção e adaptação de cadeira de rodas; e do Bazar do Sonho, que vende produtos a preços acessíveis.
Raphael Evangelista, da CCP
Além disso, a CCP distribui cestas básicas, realiza cursos que ajudam na inserção no mercado de trabalho e oferece tratamento de fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, assistência social, terapia ocupacional, nutrição e acompanhamento especializado.
“Temos dezenas de projetos com o intuito de facilitar o dia a dia das pessoas com deficiência. Sempre que conseguimos avançar na reabilitação de uma delas, já é uma conquista enorme para os colaboradores da CCP”, comenta Evangelista.
A pandemia da Covid-19 impactou os trabalhos desenvolvidos pela CCP. Tanto que o atendimento às crianças está suspenso de acordo com o protocolo estabelecido pelos órgãos governamentais. Dessa forma, a entidade tem feito o acompanhamento remoto e incentivado as famílias para a realização de alguns exercícios de fisioterapia em casa.
Entretanto, para Evangelista, este modelo de atendimento está longe de ser o tratamento ideal, já que as crianças não podem fazer uso dos equipamentos ou ter convivência contínua com os profissionais da CCP. “Quase todos os funcionários estão trabalhando remotamente, das suas próprias casas”, diz.
Para mitigar os danos da crise, a CCP organizou a Feijoada Beneficente Drive Thru, divulgando a campanha em rádios, jornais, canais de televisão e outdoors por toda a cidade de Campinas. “Tudo foi feito pro bono, com a ajuda de empresas, profissionais e voluntários que retribuem nossa ajuda à comunidade”, conta Evangelista.
A próxima campanha será o Bazar do Sonho, que fica na sede da CCP. De acordo com Evangelista, o bazar está sendo a principal fonte de recursos enquanto os eventos presenciais estão suspensos. O bazar está aberto das 08h às 17h, de segunda a sexta, seguindo os protocolos de saúde determinados pelos órgãos do governo.
Para suprir outras necessidades que surgiram por conta da pandemia, a CCP desenvolveu, ainda, uma campanha emergencial denominada “Hoje Você é Essencial”. “Pelo nosso site, as pessoas podem fazer doações únicas ou se tornarem associadas, com doações mensais a partir de R$ 5”, explica Evangelista.
Além das dificuldades encontradas para o atendimento das crianças, a CCP também vive a redução das arrecadações, que caíram drasticamente por conta do cancelamento dos eventos e atividades presenciais.
“Estamos em uma situação muito difícil, mas confiantes de que as coisas irão melhor, já que podemos contar com a ajuda de organizações como a GS1 e da comunidade”, comenta Evangelista.
Para ele, o apoio da GS1 é muito importante para a CCP conseguir fazer a inclusão do público atendido. “A ajuda que recebemos é essencial para nosso projeto de informática, onde temos como principal objetivo auxiliar as pessoas com deficiência na entrada do mercado de trabalho, através da inclusão digital. A GS1 contribui muito para a compra de equipamentos e materiais para que possamos dar continuidade às atividades pedagógicas e ao processo de aprendizagem”, completa.
Endereço: Rua Pedro Domingos Vitali, 160, Parque Itália, Campinas (SP)
Site: http://ccp.org.br/casadacriancaparalitica/
Fotos: Divulgação CCP
Send this to a friend