Escreva para pesquisar

GS1 Brasil apoia o trabalho social do Rotary Club Taguatinga

O Programa Sustentabilidade em Código da GS1 Brasil – que reúne de maneira estratégica todas as ações da entidade na área – contribui com instituições de diferentes locais do Brasil.

Para mostrar como funciona o braço social do programa, o Portal de Notícias da GS1 Brasil traz uma série de reportagens apresentando o trabalho das organizações apoiadas, como é o caso do Rotary Club Taguatinga, de Brasília.

O Rotary é uma instituição que nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1905, a partir da visão do advogado Paul Harris, que criou um local para que profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras.

Com o tempo, o Rotary – que é membro permanente das Organização das Nações Unidas (ONU) – se espalhou pelo mundo e, gradativamente, ampliou seu alcance e visão para serviços humanitários.

“Nossos associados têm um longo histórico de trabalhos sociais, atendendo às necessidades de comunidades e do mundo todo”, comenta o secretário executivo do Rotary Club Taguatinga, André Moura.

Atualmente, o Rotary está presente em 217 países e regiões geográficas, atuando por meio de mais de 35 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários.

Cada clube escolhe os próprios dirigentes e tem uma considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno estabelecidos pelo Rotary International. Regionalmente, os clubes estão agrupados em distritos.

O Brasil é um dos países onde o Rotary atua com bastante força, com 2.398 Rotary Clubs e 53.869 rotarianos, segundo dados de 2018.

“Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate à poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989”, lembra Moura.

Como nasceu o projeto em Taguatinga

André Moura, do Rotary Clube de Taguatinga

A unidade de Taguatinga foi fundada por uma demanda do Rotary Clube de Brasília, fundado em 1958, que ressentia da falta de um clube irmão que, além de manter viva a chama dos princípios rotários, estivesse localizado o menos distante possível.

“Para manter vivo esse relacionamento, no dia 5 de maio de 1964, instalava-se então o Rotary Clube de Taguatinga. Em 28 de junho do ano seguinte, o novo clube foi admitido no Rotary International”, comenta Moura. A entidade tem como propósito principal ajudar aos mais necessitados. “Temos como lema: ‘Dar de si antes de pensar em si’”, diz André Moura.

Atualmente, o Rotary Club Taguatinga atua com projetos sociais em creches, asilos, escolas rurais, centro de ajuda comunitários, hospitais, atingindo um raio de 100 km. “Nesses 56 anos realizamos muitos trabalhos com a comunidade. Acredito que já passamos o alcance de mais de 100 mil pessoas”, comemora Moura.

Ações na pandemia

Por conta da pandemia causada pela Covid-19, hoje, as principais ações da entidade estão focadas na distribuição de cadeiras de rodas, máscaras, cestas de alimentos, fraldas geriátricas, materiais de limpeza, álcool em gel e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

As doações estão sendo realizadas, principalmente, em asilos, escolas, hospitais e creches, segundo o secretário executivo, que salienta que o apoio da GS1 Brasil é muito relevante para o trabalho realizado junto à comunidade.

“Desde que começamos esta parceria, temos levado o nome da GS1 a várias entidades atendidas pelo Rotary de Taguatinga. A importância deste apoio é muito grande, pois tem ajudado a complementar nosso auxílio aos mais necessitados”, descreve André Moura.

Rotary Club Taguatinga

Endereço: Taguatinga, Brasília (DF). QSC 01 Área Especial Nº 4 – Taguatinga (Centro)

Site: www.rotarytaguatinga.org/home-clube

Telefone: (61) 98223-1425

Fotos: Divulgação

Leia também

Conheça o Programa Sustentabilidade em Código, da GS1 Brasil

 

 

 

Send this to a friend