Escreva para pesquisar

GS1 Brasil contribui com 14 ODS definidos pela ONU

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 169 metas a serem atingidas pelos países signatários, como o Brasil, até 2030.

Os ODS definem as prioridades para o desenvolvimento sustentável global, buscando ações para uma economia mais próspera, com redução das desigualdades socieconômicas, segurança alimentar, saúde, educação, igualdade de gênero, padrões sustentáveis de produção e de consumo, entre outros.

17 ods definidos pea onu

Colaborar com essa agenda não é apenas uma responsabilidade do poder público, mas das organizações também. Nesse sentido, a GS1 Brasil, por exemplo, incluiu há alguns anos a sustentabilidade como uma pauta estratégica a partir da criação do Programa Sustentabilidade em Código, que conecta todas as ações da entidade nessa área e tem como os ODS como diretriz.

A entidade atende diretamente nove dos 17 ODS. Mas, acompanhando de perto o avanço dessa agenda global, recentemente fez uma reavaliação e verificou que passou a contribuir com 14 objetivos. Confira.

Objetivo 2 – Fome zero e agricultura sustentável

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Objetivo 3 – Saúde e bem-estar

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 4 – Educação e qualidade

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

Objetivo 5 – Igualdade de gênero

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivo 6 – Água potável e saneamento

Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Objetivo 8 – Trabalho decente e crescimento econômico

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

Objetivo 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

Objetivo 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 12 – Consumo e produção responsáveis

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 13 – Ação contra a mudança global do clima

Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Objetivo 14 – Vida na água

Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo 15 – Vida terrestre

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda.

Objetivo 16 – Paz, justiça e instituições eficazes

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Objetivo 17 – Parcerias e meios de implementação

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Programa Sustentabilidade em Código

A GS1 Brasil desenvolveu o Programa Sustentabilidade em Código com o objetivo de integrar a sustentabilidade ao core business da entidade – a automação.

Nos últimos anos, o programa ganhou corpo, com iniciativas em várias frentes que ajudaram a fortalecer os negócios das empresas associadas.

Em 2017, a GS1 Brasil deu um passo importante ao definir a sua proposta de valor em sustentabilidade, direcionando todas as iniciativas dessa área para atender aos ODS: “Realizar e apoiar, de forma colaborativa e por meio dos padrões GS1, iniciativas escaláveis que visem beneficiar a sociedade nos três principais aspectos da sustentabilidade”.

Agora, além de mapear os 14 ODS que podem ser alcançados por meio de sua atuação no mercado nacional, a GS1 Brasil planeja implementar até 2021 os ODS em sua estratégia de negócios, conforme as recomendações do guia internacional SDG Compass.

O SDG Compass foi desenvolvido pelo Global Reporting Initiative (GRI), UN Global Compact e World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e funciona como uma bússola para as organizações encontrarem o melhor caminho para atender as demandas econômicas, sociais e ambientais, mostrando como mensurar e administrar sua contribuição para o atingimento dos ODS.

Foto: Getty Images

Tags