Escreva para pesquisar

GS1 Brasil é a principal apoiadora da entidade Profis-DF

O Programa Sustentabilidade em Código, da GS1 Brasil, reúne de maneira estratégica todas as iniciativas da entidade na área, incluindo o apoio a instituições sociais de diferentes locais do País.

O Portal de Notícias da GS1 Brasil traz uma série de reportagens apresentando o trabalho das organizações apoiadas, como é o caso da Profis-DF – Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio Palatal, que atende crianças portadoras de fissura lábio palatina de 3 a 12 anos de Brasília e cidades satélites.

“A GS1 Brasil é nossa principal parceira. Temos uma gratidão enorme por essa associação e o auxílio que recebemos serve, principalmente, para mantermos os nossos custos fixos. Realizamos grandes ações e eventos com parceiros regionais e pontuais, mas a GS1 é que nos permite funcionar no dia a dia e possibilita ter os nossos atendimentos a essas crianças”, afirma o segundo secretário da Profis-DF, Danilo Henrique Petrillo Pires de Araujo.

fmilias atendidas pela profis-df

Famílias atendidas pela Profis-DF recebem apoio para tratamento cirúrgico e reabilitação – Foto: Divulgação

A entidade nasceu na década de 1980 a partir da necessidade de transporte dos pais dessas crianças, que buscavam ajudar uns aos outros na locomoção de Brasília para o Centrinho, em Bauru (SP). O Centrinho é um hospital de excelência no atendimento de crianças portadoras de anomalias crânio faciais, onde os pacientes apoiados pela Profis realizam, até hoje, o tratamento cirúrgico e de reabilitação. Assim, desde aquela época, a Profis-DF criou a ação Carona Amiga para custear o transporte de pais e crianças de ônibus até o Centrinho.

Mas o trabalho da entidade vai além desse apoio em termos de transporte. “A Profis-DF tem, hoje, como objetivo central, acolher, informar e fornecer atendimento psicológico e fonoaudiólogo para esse grupo de crianças, que não tem condições sociais de terem esse acompanhamento de perto. De forma semanal, elas são acompanhadas pelos profissionais voluntários que podem medir a evolução desse paciente”, conta Araujo.

Impactos da Covid-19

Antes da pandemia, a Profis-DF realizou, no início de 2020, uma grande feijoada para promover as ações da entidade para todo o Distrito Federal por meio de rádio e mídias sociais.  “Estamos presentes em eventos dos hospitais da rede pública, como o HRAN, que hoje trata os pacientes com lábio leporino na cidade”, diz Araujo.

Danilo Henrique Petrillo Pires de Araujo do profis DF

Danilo Petrillo Pires de Araujo, da Profis-DF Foto: Divulgação

Entretanto, por conta da Covid-19, a entidade está com as operações paralisadas desde março. “Optamos por não expor nossos pacientes e pais ao transporte público e ao movimento da rua”, diz Araujo, revelando que a previsão é de retorno nos próximos 60 dias, quando espera-se que a situação no DF tenha se estabilizado diante do novo coronavírus, garantindo mais segurança das crianças e pais.

“Temos um futuro mais ativo à frente e, em breve, retornaremos às nossas atividades, transformando vidas e pessoas”, finaliza Araujo.

Profis-DF

Endereço: CLN 111, Bloco B, SS sala 7, Asa Norte, Brasília (DF)

Instagram: https://www.instagram.com/profisdf/ 

Facebook: https://www.facebook.com/profisdf

Telefones: (61) 9414-3087 e (61) 3368-9123

Imagem de abertura: Getty Images

Leia também

Conheça as ações sociais da GS1 Brasil

 

Tags