A GS1 Brasil e a Associação Paulista de Supermercados (APAS) anunciaram nesta quarta-feira, dia 29 de janeiro de 2020, o lançamento da Vércer, joint-venture que oferece serviços de qualificação de dados de produtos.
O evento de lançamento da nova empresa foi realizado na sede da GS1 Brasil, na capital paulista, e contou com a presença de representantes de supermercadistas e de importantes indústrias.
A Vércer nasce para atender a uma carência do mercado, que é trabalhar com dados precisos e atualizados nos processos na cadeia de suprimentos. Segundo estudos da área de Pesquisa & Desenvolvimento da GS1 Brasil, 94% das indústrias do País já enfrentaram algum tipo de problema causado por erros no cadastro de produtos.
Cadastros inconsistentes – com falta de informação ou dados incorretos – comprometem a operação das empresas, desde a indústria, passando pelo distribuidor e chegando ao varejo, gerando erros no inventário e na exposição das mercadorias. Compras emergenciais também acontecem com frequência no varejo por causa de erros no cadastro de produtos. Situações desse tipo reduzem a lucratividade e a eficiência dos negócios.
Atentas a essa questão, a GS1 Brasil e a APAS iniciaram, há cerca de um ano, o plano de negócios da nova empresa, que traz no nome a diretriz de seu trabalho: “ver”, de verificar, e “cer” de certificar.
João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil
“Nossa iniciativa com a Vércer é integrar tecnologia e mercado. Unimos a força tecnológica da GS1 Brasil com a força mercadológica da APAS para oferecer o melhor serviço de qualificação de dados”, afirmou o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira durante o lançamento da nova empresa.
Ronaldo dos Santos, presidente da APAS
A Vércer atenderá a uma grande dor do varejo: lidar com os dados de uma gama enorme de produtos. “As informações chegam ao varejo sem padronização e de diversas formas, por uma ficha, pelo e-mail ou WhatsApp, e isso gera falhas. Nesse sentido, a Vércer vem dar celeridade, produtividade e garantia na qualificação de dados”, disse o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos.
Luis Rasquilha, da Inova Consulting
O CEO da Inova Consulting, Luis Rasquilha, foi convidado para falar no evento sobre a evolução tecnológica e a importância da informação, que passou a ser o principal ativo das empresas nessa era digital.
“O foco da economia no futuro é usar a informação para trabalhar em corpos, mentes e cérebros. O futuro é de quem detém a informação”, afirmou Rasquilha, lançando uma provocação para a plateia. “Se o ativo mais importante é a informação, quanto tempos vocês estão dedicando para a gestão da informação e do conhecimento nas suas empresas? Como transformar a informação para orientar o negócio?”.
Nesse sentido, a nova empresa foi criada para justamente ajudar as empresas a lidar com informação. O trabalho da Vércer consiste em fazer a captura dos dados a partir dos produtos físicos – como peso, dimensões, GTIN, informações nutricionais, classificação tributária, fotos, etc. – e lançá-los em um cadastro baseado em uma plataforma na nuvem.
Para se ter uma ideia, é possível cadastrar mais de 400 atributos, desde dados da mercadoria até do palete, atendendo, assim, às necessidades dos canais físico e digital.
“O grande diferencial da Vércer está na distribuição dessas informações para o varejo. Vamos distribui-las de três formas: via API, que é uma conexão do sistema da Vércer com o sistema do varejo; online, ou seja, o usuário pode acessar os dados dos produtos diretamente na plataforma, e também em fichas de Excel”, explica o CEO da Vércer, Farias Souza.
Os serviços da Vércer envolvem:
Dessa forma, a Vércer ajudará as empresas a trabalharem com dados consistentes, acurados, certificados, atualizados e padronizados. Com isso, é possível ter uma operação na cadeia de abastecimento com mais visibilidade, produtividade, agilidade e melhor precisão no cadastramento de produtos.
Segundo Farias, a qualificação de dados também impacta de maneira positiva várias áreas do varejo, como vendas, marketing, logística, gestão de categoria e até planograma.
Executivos da APAS, Vércer e GS1 Brasil no lançamento da joint-venture
O serviço de qualificação de dados será oferecido às indústrias, que detêm os dados dos produtos, e as informações poderão ser acessadas gratuitamente pelos varejistas.
Para as indústrias, outro diferencial é que os dados dos produtos também estarão no Cadastro Nacional de Produtos (CNP), da GS1 Brasil.
A Vércer também apoiará os usuários da nova plataforma fazendo o envio dos atributos fiscais para o Cadastro Centralizado de GTIN (CCG), da Secretaria da Fazenda (Sefaz), evitando, assim, problemas na emissão de notas fiscais.
O CEO da Vércer, Farias Souza – executivo que em sua trajetória já passou por empresas como McDonald’s, Burger King, Mambo e Walmart – conversou com a reportagem do Portal de Notícias da GS1 Brasil no evento de lançamento da empresa, em São Paulo (SP). Acompanhe.
Farias Souza, CEO da Vércer: foco na qualificação de dados de produtos
A Vércer é uma nova solução ao varejo para o serviço de qualidade de dados. Entendemos que as empresas de varejo não conseguem ter, hoje, um produto com dados completos, acurados e, principalmente, atualizados. As indústrias estão o tempo todo lançando produtos e não dá tempo de a informação chegar ao varejo de maneira completa e atualizada.
A Vércer vem para ajudar o mercado a ter informações acuradas, ou seja, certificadas. E por isso o nome Vércer – ‘ver’, de verificar, e ‘cer’, de certificar. A ideia é garantir que todos os canais do varejo, físico ou e-commerce, possam usar todas as informações ou atributos dos produtos.
Cada vez mais as pessoas estão consumindo produtos saudáveis, zero lactose, sem glúten. Então é preciso ter essa informação, de maneira válida e certificada. As pessoas encontram as informações no Google, mas quem valida esses dados? E se você tiver uma alergia, vai consumidor um produto que não tiver uma informação certificada? Então a Vércer vem para ajudar o varejo a ter esses dados completos.
É um serviço para toda a cadeia de abastecimento. Quando a indústria cria o protótipo de um produto, ela envia o item físico para a Vércer, que faz a captura de informações, como peso, medida, dimensões da embalagem e fotos com imagens em alta resolução. Com isso, a indústria vai deixar a informação do produto em um único local, na nossa plataforma em nuvem, e a Vércer vai distribuir para todo o varejo.
O dono da marca, ou seja, a indústria, é quem contrata a Vércer para fazer o serviço de captura de informações e qualificação de dados. O varejista, por sua vez, pode acessar essas informações gratuitamente.
Importante destacar que essa qualificação segue o padrão de certificação internacional da GS1 para garantir as informações dos produtos.
Num primeiro momento, o foco são os produtos vendidos em supermercados. Mas, aos poucos, vamos avançar para cerca de 20 setores, como farma, fast fashion, material de construção, entre outros.
A APAS e a GS1, com uma equipe de cerca de 30 pessoas, criaram o plano de negócios da Vércer há cerca de um ano. A expectativa com o lançamento é enorme, porque, a partir de agora, damos um passo importante para começar a operação.
A Vércer será o hub onde a indústria e varejo não terão dúvida em consumir informação certificada de produtos. A transformação que vemos principalmente na área de tecnologia no varejo é enorme, então a Vércer vai conectar toda a cadeia de valor.
Saiba mais sobre a Vércer em: vercer.com.br
Fotos: Eliane Cunha
Send this to a friend