Escreva para pesquisar

APAS Show 2024: GS1 Brasil é palco para inovação e sustentabilidade

apas show

Presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, durante a APAS Show 2024. Crédito: divulgação

A 38ª edição da APAS Show 2024, o maior evento do setor de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira supermercadista do mundo, ocorreu de 13 a 16 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.

Idealizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), o evento reuniu líderes do mercado nacional e internacional, com a participação de 850 expositores, sendo 200 internacionais, com uma expectativa de ultrapassar a marca de R$ 14 bilhões em negócios gerados.

Neste cenário, a GS1 Brasil se destacou entre os expositores ao apresentar soluções inovadoras e sustentáveis para o varejo supermercadista. No estande da organização, com185 m² no Pavilhão Branco, os visitantes tiveram uma experiência imersiva, incluindo uma caixa holográfica que mostrava dados de uma forma diferente com o Verified by GS1.

Além disso, um minimercado chamou a atenção, focando em rastreabilidade, sustentabilidade e acessibilidade proporcionadas pela migração para o QR Code Padrão GS1. Houve, também, gôndolas de produtos, balança, leitor e checkout com hardware e software.

“A APAS não foi só uma vitrine de marca, mas um local importante para a geração de negócios”, afirmou o gerente de marketing e sustentabilidade da GS1 Brasil, Frederico Bellini. “Nossa presença no evento demonstra que a GS1 é um grande hub de inovação e tecnologia. O nosso estande no APAS Show foi um ponto de encontro que congregou todos os parceiros com o objetivo de promover o crescimento do setor supermercadista e atender as demandas dos consumidores.”

Bellini destacou a importância dos dados qualificados para o varejo. “A base para uma gestão eficiente é saber o que você está analisando e ter consistência nos dados. Sem a classificação correta dos produtos, os dados transportados para lojas físicas, marketplaces e outros canais são comprometidos. E esta falta de qualidade afeta inventários, cálculo de quebras e rupturas e, em última análise, a experiência do consumidor.”

O executivo da GS1 Brasil também destacou o crescimento da automação no setor e relevância dos canais digitais em toda a cadeia de suprimentos. “Embora a experiência na loja física continue a existindo e sendo importantíssima, a digitalização não pode ser ignorada, pois ajuda na criação de novas experiências e na integração de processos dentro da loja. Pensar na jornada do consumidor de forma integrada e não como uma competição entre canais é fundamental”, reforça Bellini, concluindo que a GS1 Brasil se orgulha de ser uma catalisadora de inovações que transforma o setor supermercadista.

“Nosso estande na APAS Show foi uma prova de que estamos no caminho certo, integrando tecnologia e sustentabilidade para criar valor tanto para os supermercados quanto para os consumidores.”

GS1 no Congresso da APAS Show

A GS1 também marcou presença no Congresso da APAS Show.

A gerente de Negócios e Educação da GS1 Brasil, Flávia Costa, e o especialista em varejo da R-Dias, Alexandre Ribeiro, conduziram um painel sobre “Produtividade no Recebimento de Mercadorias”.

Nesse espaço, os palestrantes exploraram métodos inovadores, tecnologias avançadas e técnicas de otimização de processos para garantir um fluxo ágil e eficaz desde a chegada dos produtos até a disposição nas prateleiras.

Os visitantes puderam descobrir como implementar sistemas inteligentes de gestão de recebimento, processos de organização eficiente e treinamentos especializados, visando reduzir tempos de espera, minimizar perdas e maximizar a produtividade.

Além disso, a GS1 Brasil participou ativamente da curadoria de um painel específico para o setor de Frutas, Legumes e Verduras (FLV), que ocorreu no dia 15 de maio, trazendo as últimas tendências em automação e rastreabilidade para este segmento.

Novidades entre os parceiros

O estande da GS1 na APAS Show 2024 foi uma vitrine de inovações tecnológicas para o setor de supermercados, graças à presença de diversos parceiros importantes. Essas empresas estão fazendo a diferença no mercado com suas soluções avançadas:

Antilhas Embalagens

apas show antilhas

Alyson Giustina, da Antilhas. Crédito: divulgação

A Antilhas Embalagens marcou presença no estande da GS1 na APAS Show 2024 destacando sua entrada no mercado de varejo alimentar com soluções sustentáveis. O gerente comercial da empresa, Alyson Giustina, mostrou, em entrevista ao Portal de Notícias da GS1 Brasil, suas novidades com sacolas especiais. “Estamos entrando no varejo alimentar com embalagens sustentáveis que podem suportar até 8 quilos. São embalagens de papel recicláveis, capazes de melhorar a imagem das empresas preocupadas com o meio ambiente. A parceria com a GS1 Brasil tem sido fundamental para promover nossas soluções inovadoras no setor supermercadista.”

A Antilhas Embalagens, fundada com o foco em produzir embalagens para o setor varejista, está expandindo suas operações para incluir o varejo alimentar, oferecendo soluções que aliam sustentabilidade e praticidade. Giustina destacou que também é possível tratar as embalagens com resina, para que garantam resistência adicional à umidade.

BicData

apas show bicdata

Time da BicData durante a APAS Show 2024. Crédito: divulgação

A BicData, em parceria com a Zebra, trouxe para a APAS Show 2024 soluções avançadas de automação para o setor supermercadista. O diretor comercial do grupo BicData, Roberto Leal, destacou a apresentação de soluções de coleta de dados, incluindo etiquetas RFID e óculos para leitura de códigos de barra.

“A automação no varejo está crescendo e nossos produtos ajudam a aumentar a produtividade e segurança das informações. Nossa parceria de longa data com a GS1 Brasil tem sido essencial para fortalecer nossa presença no mercado.”

Idealizada para oferecer tecnologias inovadoras, a BicData tem se consolidado como uma referência em soluções de automação comercial. Leal enfatizou a importância da automação para a eficiência operacional.

“O nível de automação dos clientes tem crescido muito, sempre buscando maior produtividade. Nossas soluções, como os óculos que permitem a leitura de códigos de barras sem intervenção manual, são exemplos do que há de mais avançado no mercado”, disse, reforçando que a parceria com a GS1 Brasil tem sido um pilar para a empresa, permitindo a introdução e disseminação de tecnologias que transformam o setor.

Grupo IMendes 

Apas Show

Daniel Ferrari, do Grupo IMendes, Crédito: divulgação

A empresa se destacou na APAS Show 2024 ao apresentar o gestor tributário, uma tecnologia pioneira que automatiza todas as operações fiscais dos clientes.

“A nossa solução de gestão tributária, que automatiza todas as operações fiscais dos clientes, garante que paguem apenas o devido e usufruam de todos os benefícios fiscais. Atendemos supermercados de todos os portes e nosso foco é aumentar a eficiência na área”, aponta o coordenador comercial do Grupo IMendes, Daniel Ferrari.

Com uma presença sólida no mercado, a companhia atua em todas as unidades federativas do Brasil, oferecendo soluções fiscais que garantem conformidade e eficiência. Ferrari destacou os principais benefícios de suas soluções.

“Garantimos que o cliente pague corretamente e usufrua de todos os benefícios fiscais disponíveis. Hoje, já atende mais de 40 mil empresas e continuamos nosso processo de expansão no mercado, especialmente no varejo alimentar”, projeta Ferrari, salientando que a parceria com a GS1 Brasil permite visibilidade para a apresentação destas soluções avançadas ao setor supermercadista.

Compex 

Apas Show 2024

Márcia Bicudo, da Compex. Crédito: divulgação

Com 24 anos de experiência no mercado, a Compex trouxe soluções avançadas para gestão de dados e automação no varejo para a APAS.

A executiva de contas da Compex, Márcia Bicudo, comentou que o foco da empresa está em melhorar a eficiência operacional dos supermercados, por meio de tecnologias que automatizam processos e garantem maior precisão nas informações.

“A parceria sólida com a GS1 Brasil nos ajuda a disseminar inovações como o QR Code Padrão GS1, movimentando toda a cadeia de abastecimento”, acrescentou a executiva.

Desde sua fundação, em 1999, a Compex tem se destacado por sua trajetória de crescimento e inovação no setor de automação comercial. A empresa oferece uma ampla gama de produtos, incluindo coletores de dados, impressoras e soluções vestíveis, além de softwares que facilitam a rotina de inventário e precificação de gôndola.

“A Compex e a GS1 Brasil têm uma parceria sólida e duradoura, fundamental para o desenvolvimento do segmento de automação. Um exemplo dessa colaboração é a força-tarefa na disseminação de informações sobre o QR Code Padrão GS1. A Compex acredita e apoia este projeto iniciado pela GS1, que vem movimentando toda a cadeia de abastecimento do País,” ressaltou Márcia.

GIC 

Carlos Aguiar e Cintia Merighi, da GIC. Crédito: divulgação

A GIC chegou na APAS Show trazendo novas soluções. Entre elas, o Rub Checklist, plataforma que visa auxiliar e otimizar o dia a dia do gerente da loja em todo o fluxo operacional.

“Com ela é possível entregar, na mão do gerente, uma ferramenta que forneça otimização a toda a cadeia, desde a entrada na mercadoria até a saída dela”, explicou o COO da empresa, Carlos Aguiar.

Ele detalha que a ferramenta oferece uma espécie de workflow, uma operação definida em várias frentes de trabalho, seja de reposição ou de própria preparação da loja para o atendimento do cliente, automatizando processos possíveis. Tudo isso graças à força da análise de dados.

“Quanto mais operamos com a ferramenta dentro do cliente, mais ela vai aprender o comportamento da loja, o que ela tem por trás do seu sistema de inteligência artificial e machine learning, e poderá contribuir cada vez mais com a eficiência operacional que oferecemos”, explica Aguiar.

Essas novidades da GIC foram apresentadas no estande da GS1 Brasil, numa parceria que, para a head de novos negócios da GIC, Cintia Merighi, é extremamente importante.

“Nosso sistema Rub dentro da plataforma é preparado para trabalhar com o código de barras, ajudando o varejo no controle de ruptura de gôndola”, justifica, reforçando que a empresa também é uma das patrocinadoras no Centro de Inovação e Tecnologia da entidade, espaço que serve como vitrine para as soluções e novidades da GIC. “Esta é uma oportunidade para mostrarmos o que fazemos para o varejo e poder contribuir para a eficiência operacional e melhoria da lucratividade”, sintetiza Cíntia.

Neogrid

Neogrid

Robson Munhoz, da Neogrid. Crédito: divulgação

A gestão do estoque num supermercado segue como um grande desafio para o setor supermercadista e, diante deste desafio, a Neogrid visa trazer soluções para minimizar esse gargalo do setor.

“Na prática, vemos supermercados com muito estoque de alguns produtos ou com falta de outros artigos, o que chamamos de ruptura”, disse o diretor de Customer Success da empresa, Robson Munhoz.

Presente na APAS Show no estande da GS1 Brasil, a Neogrid mostrou, nesses 25 anos que está no mercado, novas formas de otimizar esse processo tão importante para os resultados.

“Nossa solução permite digitalizar um pedido desde a sua saída no varejo, integrando-o, automaticamente, no sistema da indústria. Isso possibilita que a mercadoria chegue no lugar certo, na hora certa e na quantidade certa”, pontua Munhoz, explicando que tudo isso é possível graças a algoritmos com inteligência artificial, que preveem, entre outros adventos, mudanças climáticas e mudanças de preço por promoção.

Aliás, no caso das promoções, a previsão de estoque mostra-se ainda maior. “Estima-se que de 48% a 52% dos itens num supermercado são alvos de promoção. Então, se a loja faz a estimativa de demanda por um processo manual, as dificuldades são ainda maiores. Nossa solução, por meio de inteligência artificial, é capaz de realizar o cálculo correto da quantidade de produtos para aquele cenário, de acordo com a promoção e com o preço praticado pela loja”, explica Munhoz, reforçando que a empresa está pronta, inclusive, para atender as demandas omnichannel.

“Podemos dizer para o varejo qual é o preço que ele precisa praticar. Aliás, recomendamos não só o preço, como também o produto que ele tem que ter na gôndola ou no aplicativo, e a quantidade ideal para estoque”, detalha o executivo.

Toshiba

apas show toshiba

Cássio Pedrão, da Toshiba. Crédito: divulgação

No estande da Toshiba, o destaque ficou para novidades na área de prevenção de perdas, diante da alta demanda do setor por esse tipo de serviço, especialmente no self checkout.

“Nossa solução consegue fazer o monitoramento do comportamento do comprador ou mesmo do caixa. Assim, em um autoatendimento, onde um indivíduo está sozinho, nosso sistema vê o movimento que a pessoa está fazendo e detecta se aquele produto foi lido realmente com o código de barras, ou se o produto é o que foi cadastrado pelo consumidor, acionando um operador em caso de dúvidas”, explica o country manager da Toshiba no Brasil, Cássio Pedrão.

Segundo Pedrão, a ideia é que o autoatendimento fique cada vez mais independente, chegando ao nível de que não precise de outras intervenções.

“A ideia é trazer uma solução ágil para pessoas que não querem ser atendidas, além de manter todos os caixas de uma loja sempre ativos, o que, na prática, nem sempre é possível quando se depende de um colaborador. “Pesquisas indicam que seis em cada 10 consumidores preferem os self checkouts”, revela.

Sobre a parceria com a GS1, Pedrão recorda que ela acontece de longa data e estar com a entidade no APAS Show é uma grande antagem para a empresa. “Ganhamos muita visibilidade entre os visitantes que procuram por tecnologias que possam ajudar na gestão da loja”, finaliza.

Fotos: Cemar Santana

Leia também

APAS Show 2024 revela hábito de consumo nos supermercados

 

 

 

Tags