Hoje, 21 de setembro, é celebrado o Dia da Árvore, uma data importante para reforçar a importância de iniciativas que colaboram para a conservação da natureza, como o trabalho feito pelo Legado das Águas, uma filial da Reservas Votorantim, unidade de negócios da Votorantim dedicada à gestão de ativos ambientais.
Considerada a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, o Legado gera negócios conservando a fauna e a flora por meio de várias frentes de trabalho, como produção de mudas nativas para paisagismo e reflorestamento, atividades de pesquisa científica, educação ambiental, ecoturismo e proteção de espécies ameaçadas de extinção.
Os trabalhos desenvolvidos contam com o apoio de parceiros que estão em sintonia com a proposta de valor do Legado. Para reconhecer o apoio desses parceiros foi criado o selo “Empresa Amiga do Legado das Águas”, prestigiando aqueles que contribuem para a conservação da reserva e criam mecanismos para a geração de receita direcionada à manutenção da própria área.
A GS1 Brasil foi a primeira parceira a receber o selo. “A entidade teve essa conquista pelo desenvolvimento do Projeto Código Verde”, comenta a responsável pela área de comunicação e marketing da Reservas Votorantim, Kamilla Barboza Lopes.
“Sermos o primeiro parceiro a receber o selo “Empresa Amiga do Legado das Águas” foi uma grata surpresa e uma grande satisfação, pois demonstra o valor que conseguimos entregar não só para o Legado das Águas mas para toda a sociedade”, afirma o especialista em sustentabilidade da GS1 Brasil e líder do projeto, Herbert Kanashiro.
O Projeto Código Verde promoveu a automação da gestão e do processo de rastreabilidade do viveiro de plantas da reserva. Desenvolvida por meio da parceria entre o Legado das Águas, GS1 Brasil, Paripassu, Zebra Technologies e 3M, essa iniciativa contribui para garantia do padrão de qualidade durante todas as etapas do processo de produção das plantas, desde a identificação da matriz – planta da qual é coletada as sementes ou material de reprodução vegetativa – até o público final. Para a implementação da automação, foram adotados os padrões globais GS1 de identificação e serviços.
O Projeto Código Verde faz parte do Programa Sustentabilidade em Código, da GS1 Brasil, e atende a sua proposta de valor em sustentabilidade: realizar e apoiar, de forma colaborativa e por meio dos padrões GS1, iniciativas escaláveis que beneficiem a sociedade nos três principais aspectos da sustentabilidade.
Kamilla Lopes, do Legado das Águas – Foto: Divulgação
Além da GS1 Brasil, outras organizações já foram contempladas com o selo “Empresa Amiga do Legado das Águas”. “O Banco BV e o Parque Global também receberam o selo Empresa Amiga do Legado das Águas”, lembra Kamilla.
Entre os critérios para uma empresa receber o certificado e o selo do Legado das Águas estão:
Foto de abertura: viveiro de plantas do Legado das Águas/Crédito: Kamilla Lopes
Prêmio Automação: plantas rastreáveis no Legado das Águas
Legado das Águas ganha Prêmio ECO com o Projeto Código Verde
Send this to a friend