Escreva para pesquisar

GS1 divulga novo estudo sobre impactos da pandemia nas empresas

Passado o choque inicial da pandemia causada pela Covid-19, muitas empresas começaram a se ajustar e a identificar com mais clareza as ações necessárias para a continuidade das suas operações. Mas todas, sem exceção, sofreram algum impacto e tiveram de modificar a forma de trabalhar.

A pesquisa “Impactos da pandemia no cenário nacional – 2ª Edição”, realizada pela GS1 Brasil, realizada pela GS1 Brasil, retrata justamente essas mudanças de comportamento das empresas em relação às vendas, operações, logística e ações emergenciais no cenário atual.

A segunda sondagem foi feita no período de 30 de abril a 7 de maio junto a empresas associadas à GS1 Brasil que atuam no setor da indústria, permitindo verificar a evolução em relação à primeira edição do estudo, realizada no mês de abril.

Confira, a seguir, os principais resultados da pesquisa.

Impacto financeiro

De acordo com o levantamento da GS1 Brasil, em maio, 88% das indústrias consultadas afirmaram que sofreram alguma redução no faturamento, contra 85% em abril.

Das empresas entrevistadas, 37% já tiveram que recorrer a algum tipo de empréstimo ou crédito.

No entanto, considerando as intenções para os próximos 30 dias, 46% das empresas pretendem solicitar empréstimos, em sua maioria empresas que já solicitaram anteriormente.

Canais de vendas

A pesquisa mostra que o total de empresas que não está conseguindo vender seus produtos diminuiu de 34% em abril para 12% em maio.

A diversificação de canais tem sido uma alternativa para 48% das indústrias consultadas. A estratégia de trabalhar com representantes de vendas quase dobrou no período da pesquisa, passando de 34% para 60%.

Whatsapp, loja online, loja física e redes sociais são outros meios adotados para ampliar as vendas.

pesquisa gs1 brasil impactos da covid nos negocios segunda edição

Operações

No mês maio, 22% das indústrias afirmaram que suas atividades não tiveram alterações nos últimos 30 dias.

Ainda assim, 87% relataram que o número de pedidos caiu, resultado superior ao obtido anteriormente (83%).

pesquisa gs1 impactos da covid nos negocios segunda edição 2020

Logística

Na comparação das duas edições do estudo, não foram verificadas alterações significativas nos números referentes à área logística das empresas. A maioria delas (59,7%) registrou redução de mais de 20% nas atividades logísticas. Já 22,4% das companhias não tiveram qualquer alteração nesta área desde o início do isolamento social.

pesquisa gs1 impactos covid logistica segunda edição 2020

Ações emergenciais

Nos últimos 30 dias, as indústrias continuaram com ações emergenciais diversificadas. Diminuição ou remanejamento de funcionários e redução ou economia em serviços essenciais têm sido as ações mais adotadas.

De acordo com o estudo, houve diminuição no número de empresas que pretende reduzir serviços ou adiar o pagamento de fornecedores.

pesquisa gs1 impactos da covid açoes emergenciais segunda edição 2020

Visão de futuro otimista

As ações futuras das empresas tiveram mudanças consideráveis na comparação entre as duas edições da pesquisa da GS1 Brasil, indicando que o empresário está menos pessimista. O estudo apontou queda de 13% para 7% no número de empresas que pretendem encerrar seus negócios.

A possibilidade de demitir funcionários também caiu de 38% para 34%. Além disso, 24% das indústrias não pretendem realizar nenhuma mudança e 48% planejam diversificar canais de vendas.

Metodologia

A pesquisa “Impactos da pandemia no cenário nacional” é uma sondagem realizada pela GS1 Brasil com o objetivo de analisar o comportamento das empresas diante do cenário atual.

A primeira edição da pesquisa, que adota metodologia quantitativa, foi realizada no período de 6 a 15 de abril de 2020, com 104 empresas associadas à GS1 Brasil que atuam no setor da indústria da transformação.

Já a coleta de dados para a segunda edição do estudo foi feita entre 30 de abril e 7 de maio de 2020, com 67 empresas associadas à entidade. A margem de erro é de 10%.

Acesse o estudo completo em: https://www.gs1br.org/dados

Leia também

Estudo da GS1 mostra impactos da pandemia no cenário nacional

Tags

Send this to a friend