Nesta pandemia da Covid-19, as vendas das empresas, especialmente das pequenas e médias, foram seriamente impactadas. Com o isolamento social, as operações físicas do varejo ficaram restritas e as empresas tiveram de pensar em alternativas num curto espaço de tempo. A solução foi migrar as vendas para os canais digitais – um desafio e tanto, pois demanda novos conhecimentos e investimentos.
Acompanhando de perto esta realidade, inclusive por meio de pesquisas, a GS1 Brasil desenvolveu uma nova ferramenta online para ajudar as empresas associadas a divulgar sua marca e ampliar as vendas, considerando que a grande maioria dos 58 mil associados são pequenas indústrias que atuam nos mais diversos setores da economia.
“A Plataforma de Negócios GS1 Brasil ajuda a abrir as portas para muitas empresas venderem em novos canais. A ideia é trazer força para as pequenas empresas exporem suas marcas e aproximá-las do varejo. É como uma vitrine para os produtos, uma plataforma de divulgação”, explica a gerente de pesquisa e desenvolvimento da GS1 Brasil, Marina Pereira.
A plataforma foi idealizada e desenvolvida num prazo curtíssimo. Em 45 dias, a GS1 Brasil realizou pesquisas com empresas associadas e entidades parceiras que atuam na área do varejo e fez todo o desenvolvimento tecnológico da ferramenta.
Até o momento, 48 empresas já estão divulgando seus produtos na Plataforma de Negócios GS1 Brasil.
Para divulgar o portfólio de produtos na Plataforma de Negócios GS1 Brasil, a empresa precisa ser associada à entidade e preencher o termo de adesão disponível no próprio site.
É possível incluir informações gerais da empresa, fotos, contatos e links para as redes sociais da marca. A empresa também tem a opção de inserir um arquivo no formato PDF com detalhes sobre os produtos.
A ferramenta está organizada em 14 categorias de produtos, similares às categorias já existentes no e-commerce e plataformas de marketplace:
Foto de abertura: Getty Images
Send this to a friend