A GS1 Brasil marcou mais uma vez presença na APAS Show, um dos maiores eventos do setor promovido pela Associação Paulista de Supermercados, a Apas. Realizado de 6 a 9 de maio de 2019 no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), o encontro explorou o tema “SuperHack: Hackeando o Supermercado”, com o objetivo de estimular a reinvenção da gestão, dos processos e das tecnologias nos supermercados. Afinal, a inovação é fundamental para o setor melhorar a produtividade e o atendimento ao consumidor.
O tema tem total conexão com o trabalho desenvolvido pela GS1 Brasil, que em seu estande na APAS Show apresentou soluções para o varejo inovar e investir na automação.
Uma das novidades apresentadas foi o Serviço de Qualidade de Dados, que ajuda varejistas e fornecedores a capturar e a cadastrar as informações corretas sobre as mercadorias, qualificando a sua base de dados de produtos.
O Serviço de Qualidade de Dados é feito por uma equipe de especialistas da GS1 Brasil e ajuda a fazer um checkup de produtos vendidos, avaliação, padronização, cadastro dos produtos e garantia da autenticidade do GTIN (Número Global do Item Comercial). Os dados são lançados no Cadastro Nacional de Produtos (CNP), um banco de dados confiável e acessível gerenciado pela entidade.
Para o varejo, são muitos os benefícios de ter um cadastro de produtos com dados qualificados:
No estande da GS1 Brasil, os visitantes puderam jogar um game interativo e participar de um quizz sobre o uso do código de barras no varejo.
Além disso, o estande da GS1 Brasil funcionou como um espaço compartilhado de soluções de automação para o varejista conhecer e interagir com as melhores tecnologias para a gestão de seu negócio e fazer networking.
Provedores de soluções parceiros da GS1 Brasil mostraram as novidades para os visitantes da APAS Show 2019. Confira.
A empresa atua no mercado de automação comercial há mais de quatro décadas desenvolvendo soluções de tecnologia e gestão para o varejo. Durante a APAS Show, a Zanthus apresentou soluções de mobilidade para o varejo com destaque para o Smart PDV, que funciona como um PDV móvel em dispositivo All in Ine, fazendo com que o atendente possa finalizar a compra do cliente em qualquer local da loja.
Outra novidade foi o aplicativo para fidelização do consumidor, que permite efetuar promoções personalizadas, gerar cupons de desconto, entre outras funções.
A BicData, especializada no mercado de tecnologia há mais 13 anos desenvolvendo soluções para coleta de dados em parceria com o fabricante Datalogic, vem apostando cada vez mais na mobilidade para o varejo melhorar a experiência do cliente.
A companhia apresentou o coletor de dados Joya Touch A6, equipamento com uma nova tecnologia de carregamento sem fio, através de indução, além de tecnologia para leitura de códigos de barras 1D/2D, que pode ser utilizado no varejo em geral para fazer recebimento, contagem de estoque, auditoria de preços, papa-fila, etc., melhorando a produtividade do usuário e a experiência do cliente.
“Também pode ser usado em programas de fidelidade nas lojas e melhorar a experiência de compra do cliente, o que ainda é algo inovador no mercado brasileiro. Por exemplo, o consumidor utilizaria o equipamento para ler o código dos produtos e agilizar sua própria compra. O equipamento pode fornecer lista de compras, promoções, cupons de desconto, localização do produto dentro da loja e, no final, imprimir o tíquete ou gerar o pagamento automaticamente”, comentou o diretor comercial da BicData, Roberto Leal.
A empresa mostrou, ainda, outras soluções e equipamentos que já funcionam no sistema Android, que é uma tendência nos novos equipamentos de mobilidade.
Já a MHA, especializada em gestão de estoques e controle da cadeia de suprimentos, esteve presente no estande da GS1 apresentando o WMS arMHAzena, aplicação em plataforma cloud projetada para atender às operações de diversos segmentos do mercado.
O principal diferencial é que a solução possibilita fazer não somente a gestão do estoque ou centro de distribuição, mas de toda a cadeia de abastecimento, desde o fornecedor até o usuário final.
A equipe da MHA reforçou as aplicações da solução no varejo, que são múltiplas. O varejista consegue administrar a gestão logística de toda a cadeia de abastecimento, controlando centros de distribuição, estoque em poder de terceiros e abastecimento de lojas ou filiais, por exemplo. Também é possível ter uma visão panorâmica e em tempo real dos níveis de estoque e reposição, além de toda a operação de e-commerce dentro do estoque. “Conseguimos controlar a vida do item desde a coleta do fornecedor, garantindo a rastreabilidade de todo o processo”, resumiu Renan do Vale, da área de projetos da MHA.
Para ajudar a aumentar as vendas, o aplicativo Magic Code leva informações relevantes e em diferentes formatos (vídeo, download de catálogos, enquetes, etc.) para o consumidor final a partir da leitura do código de barras dos produtos. Os fabricantes cadastram todas as informações e, por meio de um dashboard, conseguem segmentar os conteúdos sobre os produtos para públicos específicos, inclusive por região, além de acompanhar as métricas de acesso dos usuários.
“Essa solução também é favorável ao consumidor, que cada vez mais deseja saber informações sobre os produtos e que nem sempre todas elas são claras nas embalagens”, afirmou Daniela Marchesi, diretora de atendimento da Grafite Comunicação Digital, agência de comunicação especializada em TI 4.0 que criou o Magic Code.
No estande na APAS Show, a empresa também mostrou outras soluções, como a Magic TV, mídia audiovisual que pode ser usada em diversos materiais promocionais, permitindo inserir vídeos, fotos, textos e animações em 3D.
A fim de melhorar a experiência de compra do cliente, a Toshiba apresentou a linha Basics Line com o novo PDV All-in-One T10 e a CPU D10, produtos desenvolvidos especialmente para atender a necessidade do mercado.
“O All In One Toshiba é uma solução integrada, ocupa menos espaço no checkout, tem fácil manutenção e garantia de 12 meses on site”, disse a gerente de canais da Toshiba, Ana Paula Pereira.
“Redes de fast food e lojas de roupas já usam esse tipo de equipamento porque ele é compacto, robusto e o teclado touch é bem mais ágil. Agora, os supermercados também começam a mostrar interesse por esse tipo de solução”, completou a gerente de vendas da Toshiba, Olga Rebelo.
Com foco em hardware, a Toshiba também apresentou impressora de cupom não fiscal e outros modelos de CPU e monitor touch no estande da GS1 Brasil.
A fintech Winn apresentou a nova plataforma que permite a qualquer marca criar um sistema de recompensa direta e personalizada. Com o Winn, a marca pode conhecer o perfil e os hábitos de consumo dos clientes gerando recompensas imediatas para todos os participantes em dinheiro.
A empresa levou para o estande da GS1 Brasil um totem em formato de celular gigante para simular como o app funciona. “O Winn é uma plataforma estratégica para a marca se comunicar diretamente com o consumidor e converter cada centavo investido, com benefícios reais e tangíveis para ambas as partes”, resumiu a sócia-fundadora do Winn, Claudia Toledo. A expectativa da Winn é terminar 2019 com 100 empresas, representando 500 marcas e 100 mil usuários.
As marcas têm total autonomia na plataforma: determinam o valor de investimento para cada atividade promocional, entre elas, perguntas, compartilhamentos e catálogo de prêmio. “Queremos diminuir a frustração das marcas ao realizar campanhas promocionais. O Winn é a única plataforma na qual a marca não perde um centavo. Em todas as campanhas criadas, o pagamento da recompensa só acontece na confirmação do usuário. Caso contrário, ao final da campanha o dinheiro que foi reservado volta para a conta digital da marca e estará disponível para ela criar novas campanhas”, explicou o também sócio-fundador, Ricardo Lorenzo.
Fotos: Eliane Cunha
Send this to a friend