Escreva para pesquisar

GS1 promove programa gratuito de gestão de negócios

Micro e pequenos empreendedores do Estado de São Paulo ganharam mais um canal de reforço para enfrentar as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. O Sebrae-SP lançou o programa online “Enfrente a Crise” e a GS1 Brasil promove aos seus associados a oportunidade de participação dos cursos online de capacitação. O objetivo é proporcionar aos empreendedores e empresários em geral o aperfeiçoamento em gerir os negócios. O programa tem como público-alvo empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

A ferramenta gratuita consiste na capacitação remota de empresários em cursos com cinco módulos que abordam etapas importantes da rotina empresarial, além de horas de consultoria, promoção de rodadas de negócios e acesso a programas permanentes de apoio aos empreendedores como, por exemplo, o Sebraetec, produto do Sebrae que oferece serviços tecnológicos às empresas.

As primeiras duas turmas do “Enfrente a Crise” contaram com a participação de micro e pequenos empresários dos segmentos de Alimentação e Moda, na ação-piloto que reuniu 36 empreendedores na semana de 22 a 26 de junho.

Uma das participantes da primeira turma foi a empresária Luciana Caran, que atua no ramo de embalagens para o setor alimentício. Por ser Microempreendedora Individual (MEI), acreditava que o reforço seria mais focado em diretrizes para médias e grandes empresas, impressão inicial que não se confirmou.

“O curso foi muito completo, passou do marketing digital ao gerenciamento de caixa. Abordou muitas informações inéditas para o meu caso, inclusive com conteúdo de ordem prática”, pontuou a microempresária. Segundo ela, iniciativas como essa contribuem para a manutenção dos negócios, especialmente diante do cenário atual de dificuldades. “Em tempos de pandemia, toda a ajuda é bem-vinda.”

Proprietário da Beauty Summer, empresa da área de Moda, Cristiano Teixeira Carvalho também integrou a turma-piloto do projeto, destacando como ponto positivo a entrega de um conhecimento estruturado para os negócios. “O curso nos dá lucidez para que possamos gerar soluções em meio a essa situação crítica que estamos enfrentando”, destacou. Segundo ele, a parceria da GS1 Brasil com o Sebrae é importante para os empresários que buscam contornar o cenário adverso ficarem mais bem preparados e com mais conhecimento. “É na crise que se reconhecem as verdadeiras parcerias.”

Módulos do programa “Enfrente a Crise”

Os cinco módulos cobertos pelo programa “Enfrente a Crise” são: Inovando nas Vendas; Protegendo o Caixa da sua Empresa; Conhecendo o Crédito Certo para sua Empresa; (Re)negociando com Fornecedores e Clientes; e Entendendo os seus Direitos, este último voltado ao apoio jurídico.

O programa ficará disponível enquanto perdurar o período de calamidade causada pelo novo coronavírus, e a GS1 Brasil está avaliando a possibilidade de abrir novas turmas para seus associados com o objetivo de estender e propagar ainda mais os benefícios desta iniciativa.

Desde o início da pandemia, a associação vem promovendo a capacitação de seus associados nas mais diversas frentes. Também em conjunto do Sebrae e outras entidades faz uso das plataformas digitais para levar conhecimento que auxilia na manutenção dos mais diversos ramos de negócios. Entre essas iniciativas, estão lives com conteúdo compartilhado com os associados – cujos temas vão desde e-commerce, crédito, vendas até questões mais pontuais como relações trabalhistas. Além disso, a GS1 Brasil ampliou os canais para prestar atendimento aos seus associados – via WhatsApp, e-mail, chat, chatbot e em suas redes sociais.

Foto: Getty Images

Tags

Send this to a friend