A mais recente edição do GS1 Talks trouxe uma entrevista exclusiva com o Embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignacio Ibáñez.
Neste bate-papo especial, gravado no estúdio do evento Brasil em Código 2023, Ibáñez discorreu sobre a interseção fundamental entre sustentabilidade e transformação digital, delineando o caminho para uma parceria frutífera entre a UE e nações parceiras como o Brasil.
Embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignacio Ibáñez durante o GS1 Talks. Crédito: reprodução
Com uma perspectiva focada na urgência de unir as agendas verde e digital, Ibáñez revelou os esforços da UE em modernizar todos os aspectos da vida e da economia. O objetivo é encarar de frente os desafios da era digital, sem perder de vista a importância da sustentabilidade e do combate às mudanças climáticas.
A ênfase recai sobre a necessidade vital de cooperação global, apontando o Brasil como um parceiro estratégico no caminho para soluções mais sustentáveis e avançadas tecnologicamente.
No centro dessa transição, segundo o embaixador, está a mudança para uma economia circular, onde a ênfase está no uso eficiente e reaproveitamento dos recursos, abandonando a produção linear tradicional.
“Precisamos começar a utilizar melhor os recursos naturais desde a origem”, ressaltou Ibáñez, defendendo a criação de produtos reparáveis e reutilizáveis para mitigar o desperdício.
A UE planeja introduzir uma iniciativa inovadora no campo do ecodesign sustentável: a implementação de um “passaporte digital” para produtos.
Este recurso promete oferecer aos consumidores informações detalhadas no ponto de venda, capacitando-os a tomar decisões mais conscientes e sustentáveis.
Otimista, Ibáñez destaca que a UE busca colaborar com países parceiros para criar uma ferramenta que tenha aplicabilidade global. “Estamos em um processo de construção, mas já temos alguns exemplos práticos”, afirmou.
À luz da iminente presidência brasileira do G20, Ibáñez ressaltou a rica história e os valores compartilhados entre Brasil e UE, destacando a democracia e a economia de mercado como pilares para uma colaboração.
“Compartilhamos uma história e valores”, disse, mostrando entusiasmo para cultivar uma parceria duradoura que respeite e integre as necessidades e perspectivas das empresas e do planeta.
Quer conferir este bate-papo completo? Não perca este episódio do GS1 Talks no canal oficial da GS1 Brasil no YouTube. Clique abaixo.
Confira os outros episódios do GS1 Talks e outros conteúdos no canal do YouTube da GS1 Brasil.
Foto: reprodução e iStock
Foto: iStock
GS1 Talks debate a urgência do tema ESG nos negócios
Send this to a friend