Os benefícios da adoção de padrões de identificação de produtos nas plataformas dos marketplaces são a maior contribuição da GS1 Brasil.
A entidade tem mostrado como aumentar a visibilidade dos sellers no comércio eletrônico com a adoção do padrão global de identificação de produtos GTIN (sigla em inglês para Número Global do Item Comercial), também conhecido como EAN, ou na representação gráfica do código de barras dos produtos.
No universo digital, os marketplaces usam numerações únicas para estabelecer a singularidade de um produto e também para permitir a pesquisa de preços e comparações técnicas, por exemplo, para que um produto seja mais facilmente encontrado tanto pelos buscadores do Google quanto pelos consumidores.
É o caso do Google Shopping, eBay e Amazon, só para citar alguns.
Adotar uma numeração única é muito simples e garante maior resultados mais positivos na busca por itens.
Exposição maior e mais segurança com código de padrão global GS1
O GTIN é a numeração que consta abaixo das listas que formam o código de barras, amplamente utilizado pelo varejo físico.
Ele é uma das padronizações que estão sob a responsabilidade da GS1 Brasil, organização sem fins lucrativos que desenvolve e mantém os padrões mundiais mais utilizados para uma comunicação empresarial padronizada e eficiente.
Com o crescimento expressivo de pedidos a lojas virtuais e a adaptação de negócios físicos para o meio digital, diferenciar-se em um ambiente tão competitivo passou a ser muito mais importante.
O GTIN é a ferramenta que auxilia as empresas nesse processo, além de promover o engajamento do consumidor para que as lojas protejam seus clientes na compra inequívoca daquilo que procura.
Além do código GTIN ser uma identificação única e intransferível, específica e exclusiva para cada item comercial, ele também permite buscar as informações que foram cadastradas no produto e identificá-lo em qualquer ponto da cadeia de suprimentos.
Ou seja, com o GTIN, é possível, de forma ágil e simples, rastrear e comparar itens em sites e plataformas de e-commerce.
O GTIN também possibilita comprovar a origem da mercadoria, gerenciar melhor o estoque, fazer a emissão das notas fiscais e acompanhar os pedidos.
Aqui está outro diferencial de mercado, já que a empresa pode acompanhar todas as etapas do pedido, garantindo que o consumidor receba o produto correto no prazo combinado, graças à rapidez e à precisão na entrega.
Foto: iStock
Validação do GTI na Nota Fiscal: Confira as mudanças
Send this to a friend