Escreva para pesquisar

Validação GTIN/EAN na notas fiscais NF-e será em setembro

As Secretarias de Fazenda iniciam, a partir de setembro, a validação dos GTINs (Global Trade Item Number), conhecidos popularmente como códigos de barras EAN, nas emissões das notas fiscais eletrônicas (NF-e).

Esta medida visa garantir a precisão e a consistência das informações presentes nas notas fiscais, fortalecendo o controle e a rastreabilidade dos produtos comercializados.

Cadastro dos produtos na GS1 Brasil

notas fs

É imprescindível que todos os fornecedores realizem imediatamente o cadastro dos produtos no Cadastro Nacional de Produtos da GS1 Brasil, que administra o Cadastro Nacional de Produtos.

Ele é integrado com a base de dados da SEFAZ, utilizada para validação das emissões das NF-e.

O cadastro é gratuito e essencial para evitar rejeições das notas fiscais durante o processo de emissão.

Importância do cadastro correto

GTIN

Além do GTIN, é importante que o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) dos produtos esteja corretamente cadastrado e validado.

A validação do NCM é uma parte integral do processo, garantindo que as informações fiscais estejam em conformidade com as exigências das Secretarias de Fazenda.

O Que é o GTIN?

google e gtin gs1

O GTIN é o número global do item comercial, atribuído para a identificação de qualquer item que precisa ser precificado, encomendado ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos.

Popularmente conhecido como EAN, este código é fundamental tanto no varejo físico quanto nas plataformas digitais, assegurando a identificação única e inequívoca dos produtos.

Como realizar o cadastro?

Código de barras varejo

Para realizar o cadastro dos produtos e evitar problemas futuros nas emissões das notas fiscais, entre em contato com a GS1 Brasil.

O suporte é oferecido por telefone, WhatsApp, e-mail e chat online, facilitando o processo.

Telefone/WhatsApp: +55 11 4000-1936
E-mail: atendimento@gs1br.org
Chat online: http://chat.gs1br.org

Mais Informações para validação do GTIN

Para mais detalhes sobre a exigência do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) e as regras e etapas de validação do GTIN, acesse o Portal NF-e: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=SrQT9ys8ODo

Manter os produtos devidamente cadastrados no Cadastro Nacional de Produtos da GS1 Brasil traz benefícios significativos para toda a cadeia de suprimentos, melhorando o controle da indústria, a organização do varejo e proporcionando uma melhor experiência de compra para os consumidores.

Sobre o CNP

O Cadastro Nacional de Produtos (CNP) da GS1 Brasil funciona de forma integrada ao Cadastro Centralizado de GTIN (CCG), a base de dados onde a SEFAZ buscará as informações necessárias para validar os campos descritos na nota fiscal.

Foto: iStock

Leia também

Dia do Cliente: A importância do EAN/GTIN da GS1 Brasil

Tags