Escreva para pesquisar

A importância de integrar o e-commerce no Analytics

A análise de métricas no universo do marketing digital já é uma prática consolidada há algum tempo.

É assim que os profissionais do setor conseguem mensurar seus resultados, acompanhar o desenvolvimento de suas ações e analisar qual o melhor caminho a seguir.

Entre as plataformas utilizadas para essa mensuração está o Google Analytics.

E-commerce e Analytics

planejamento no empreendedorismo digital

O especialista em marketing digital e CCO da agência Go Biz, Ricardo Domingues, explica que integrar o e-commerce ao Analytics é uma prática que pode trazer resultados expressivos em médio e longo prazo.

Essa vinculação do e-commerce ao Google Analytics permite que o usuário contabilize as reais conversões em vendas por meio das transações.

O especialista explica que existem duas formas de fazer essa implementação: a padrão e a avançada.

“A padrão garante a análise de atividades de finalização de compra dentro do e-commerce, enquanto a avançada permite a visualização de dados ainda mais detalhados, de todo o processo de compra, por exemplo”, explana Ricardo.

O CCO da Go Biz reforça que se trata de um assunto pertinente a experts da área, pois existem detalhes minuciosos que não podem passar despercebidos durante essa configuração, mas orienta.

“Em linhas gerais, a vinculação do e-commerce ao Google Analytics passa pela criação e configuração de uma tag, inclusão de um objeto e a criação de um acionador para disparar a tag na página”, conta Domingues.

Rastreamento importa no e-commerce

rastreabilidade de alimentos

Ele lembra ainda que esse é um rastreamento muito importante para entender quais canais estão trazendo clientes para a loja.

“Uma das práticas do marketing é diversificar os meios de atração dos clientes. Por meio do monitoramento do comportamento do consumidor na loja é possível avaliar quais estratégias estão trazendo o resultado esperado. Ou seja, por onde e como o cliente chegou até a finalização da compra. Dados reais de rastreio da origem do consumidor”, avaliou sobre a importância da implementação.

A análise de métricas para profissionais de marketing é o que garante a elaboração das novas estratégias e adaptação das já utilizadas, salienta Ricardo Domingues.

“Entender o cenário é o primeiro passo para alcançar o objetivo de fortalecer as vendas, avaliando os canais que mais convertem e readaptando as estratégias dos demais”, diz.

Entre os dados que o Google Analytics pode oferecer estão a origem e a mídia, configuração de segmentos como redes sociais ou mídia paga, além de gráficos com porcentagens e linhas do tempo.

“Tudo de maneira didática e fácil para agilizar as tomadas de decisão”, finaliza Ricardo Domingues.

Foto: iStock

Leia também

Mundial de Futebol de avalancar e-commerce no 2º semestre

Tags

Send this to a friend